Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57738

Compartilhe esta página

Título: Avaliação patrimonial-ambiental em restauro arquitetônico e urbano no patrimônio mundial : o casario do sítio histórico de Olinda, no Brasil
Autor(es): BARRETO, Juliana Cunha
Palavras-chave: sítio histórico de Olinda; Patrimônio Mundial; restauro; avaliação de projetos; indicadores
Data do documento: 22-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BARRETO, Juliana Cunha. Avaliação patrimonial-ambiental em restauro arquitetônico e urbano no patrimônio mundial: o casario do sítio histórico de Olinda, no Brasil. 2024. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A investigação tem como problema a ameaça de perda do Valor Universal Excepcional (VUE), conferido pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em 1982, ao sítio histórico de Olinda, situado no litoral do nordeste brasileiro, ao reconhecê-lo como Patrimônio Mundial, cujo negativo cenário de perda se veicula, dentre outros fatores, a intervenções projetuais malsucedidas no casario, sejam elas formais ou informais. Tais circunstâncias têm ocasionado a recorrência de descaracterizações, físicas e imateriais, ao lado do descaso quanto ao risco de deslizamento das colinas históricas, diagnosticado em pesquisas exploratórias, mas pouco enfrentado. A pesquisa, portanto, tem por objetivo a proposição de uma avaliação de projetos de restauro no casario do sítio histórico de Olinda, que estabeleça pontes teóricas junto às soluções projetuais, com vistas à manutenção do VUE, no presente e para as gerações futuras. O aprofundamento dos fatos associados ao problema de pesquisa levou a que a metodologia fosse baseada na coleta, sistematização e interpretação de fontes documentais relacionadas ao restauro e aos processos de intervenções projetuais no casario de Olinda. As técnicas e procedimentos de análise permitiram a formulação de categorias, tidas como relevantes à orientação da proposição de avaliação dos projetos, entre as quais: os atributos, o reconhecimento/valoração do bem, a relação antigo-novo, os princípios do restauro, o perigo de deslizamento das colinas e as vulnerabilidades do bem. Em apoio à estruturação da avaliação, tornou-se necessário a definição de um Método de Projeto de Restauro, enquanto síntese da interpretação documental, onde foram acomodadas as categorias, para posterior agrupamento na formulação dos indicadores, entre os quais: a Expressividade do bem, o Risco Patrimonial e o Risco Ambiental. Variáveis de inferência foram definidas para cada um deles, orientadas por uma escala de medição, com vistas à operacionalidade por avaliadores-especialistas. Acredita-se que a abrangência da proposição da tese atenda às pressões que mais fortemente exercem influência na manutenção do VUE do sítio histórico de Olinda, cuja qualificação de Avaliação Patrimonial-Ambiental busca refletir a visão integrada e ampliada requisitada no enfrentamento do problema. Espera-se que os resultados da tese possam oferecem reflexões contributivas à conservação do sítio histórico de Olinda e, por consequência, à continuidade de sua condição enquanto Patrimônio Mundial da UNESCO.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57738
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Juliana Cunha Barreto.pdf22,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons