Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57831

Share on

Title: Corrupção, fatores mediadores e o impacto sobre as ações e serviços públicos de saúde no Brasil : tendência do comportamento à luz de modelos de equações diferenciais
Authors: GOMES, Marcelo Jota
Keywords: Corrupção; Fatores mediadores; Modelo de equações diferenciais; Saúde pública Brasil; Tempo de reação social
Issue Date: 30-Aug-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: GOMES, Marcelo Jota. Corrupção, fatores mediadores e o impacto sobre as ações e serviços públicos de saúde no Brasil: tendência do comportamentoà luz de modelos de equações diferenciais. 2024. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A questão da corrupção é objeto de debate no mundo inteiro, pelas inquietudes sociais, políticas e econômicas que tal fenômeno gera. Apesar de ampla discussão sobre a temática, quase sempre no âmbito das causas, consequências e na investigação de valores desviados, observa-se a presença de mecanismos quantitativos robustos, como modelos econométricos, no campo das Ciências Contábeis, como modelos de equações diferenciais é, relativamente, inovador. Inicialmente, fez-se uma revisão sistemática do tema de modo a relacionar a corrupção no sistema de saúde com teorias existentes e sedimentadas na literatura. Os resultados da síntese de pesquisa evidenciaram que a presença dos elementos mediadores da corrupção, no âmbito das ações e serviços públicos de saúde no Brasil, afetam de modo positivo o uso desses recursos, mas, deve-se observar que tais fatores somente atuam de modo mais eficiente e eficaz na presença de boa governança (good governance) e que níveis mais elevados de transparência, participação da comunidade e accountability estão associados a níveis mais baixos de corrupção. Num segundo momento, traçou-se cenários para o comportamento da corrupção mediante o uso de ferramentas de equações diferenciais, dentre estes o modelo presa-predador. Embora os modelos propostos possam ser aplicados de forma ampla, este trabalho utilizou parâmetros observados no sistema de saúde pública do Brasil, considerando o esforço de recuperação dos valores desviados como uma fração entre 0 e 1, inclusive, para mostrar que a corrupção tem um equilíbrio assintoticamente estável, e utiliza esse modelo para estimar o tempo de reação social face aos valores suspeitos de corrupção. Os resultados indicaram que a tendência é o estabelecimento da corrupção num determinando nível e que há um ciclo de convivência entre o esforço de atuação dos órgãos de controle, face as ações corruptivas dos agentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57831
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE Marcelo Jota Gomes.pdf2,83 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons