Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57855
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Ana Beatriz Gomes Pimenta de | - |
dc.contributor.author | ALBUQUERQUE, Rúbia Araújo Pessôa de | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-23T14:39:30Z | - |
dc.date.available | 2024-09-23T14:39:30Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-15 | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Rúbia Araújo Pessôa de. Do mundo das relações para o mundo da educação: o uso das mídias sociais digitais no ensino a partir da pandemia da COVID-19. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57855 | - |
dc.description.abstract | Tradicionalmente, as aulas regulares na modalidade presencial, em instituições de ensines. realizadas com a presença do professor e do aluno em um mesmo ambiente físico, como a sala de aula. No entanto, em dezembro de 2019, uma mudança significativa foi imposta ao mundo devido à COVID-19, urna infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 (Brasil, 2020a). Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a situação de pandemia, o que trouxe consigo um conjunto de medidas para proteção da saúde e da vida humane incluindo o distanciamento social. Diante da necessidade de se reinventar, muitos professores, acreditando que a maioria dos alunos possuía celulares com acesso e internet e algum conhecimento prévio no uso de mídias sociais digitais, opreram por utilizar aplicativos como Facebook, WhatsApp, YouTube e Instagram para o ensino de conteúdos de suas disciplinas. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o uso da mídia social digital Instagram como recurso pedagógico por professores do ensino médio da rede de ensino de Pernambuco a pedir do período da pandemia da COVI0-19. Esta pesquisa classifica-se cano qualitativa, exploratória e descritiva, seguindo a tipologia proposta por Gil (2009) e Lakatos (2003), pois concentra-se na analise e compreensão de sujeitos quanto a contribuição do uso das mídias sociais digitais como recurso pedagógico no período pandémico. Por tratar-se de uma pesquisa sobre o uso de mídias sociais digitais no ensino, a metodologia adotada foi a Análise de Redes Sociais (ARS). O estudo foi desenvolvido em Pés etapas. A primeira etapa consistiu na aplicação de um formulário online de pesquisa com um grupo de professores da rede de ensino de Pernambuco. A segunda etapa envolveu a analise dos perfis e das narrativas digitais utilizadas pelos professores participantes da primeira etapa. A terceira e última etapa consistiu seleção dos sujeitos que utilizarem o aplicativo Instagram e a realização de entrevistas com esses professores. Para a organização e análise dos dados coletados, foi utilizada a abordagem de "ciclos de codificação" de Saldaña (2013), com o auxilio do software ATLAS.ti. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Mídias Sociais Digitais | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.title | Do mundo das relações para o mundo da educação : o uso das mídias sociais digitais no ensino a partir da pandemia da COVID-19 | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0905680855833938 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7155629480601286 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | Traditionally, regular classes in the face-to-face modality in educational institutions are conducted with the presence of the teacher and the student in the same physical environment, such as the classroom. However, in December 2019, a significant change was imposed on the world due to COVID-19, an acute respiratory infection caused by the SARS-CoV-2 coronavirus (Brazil, 2020a). In March 2020, the World Health Organization (WHO) recognized the pandemic situation, which brought with it a set of measures to protect human health and life, including social distancing. Faced with the need to reinvent themselves, many teachers, believing that most students had cell phones with internet access and some prior knowledge of using digital social media, chose to use applications such as Facebook, WhatsApp, YouTube, and Instagram to teach their subjects. The general objective of this research is to analyze the use of the digital social media platform Instagram s a pedagogical resource by high school teachers in the Pernambuco state education network from the COVID-19 pandemic period onward. This research is classified as qualitative, exploratory, and descriptive, following the typology proposed by Gil (2009) and Lakatos (2003), as it focuses on the analysis and understanding of the subjects regarding the contribution of using digital social media as a pedagogical resource during the pandemic period. Since this is a study on the use of digital social media in education, the methodology adopted was Social Network Analysis (SNA). The study was developed in three stages. The first stage consisted of applying an online survey form to a group of teachers from the Pernambuco state education network. The second stage involved analyzing the profiles and digital narratives used by the teachers who participated in the first stage. The third and final stage consisted of selecting the subjects who used the Instagram application and conducting interviews with these teachers. For the organization and analysis of the collected data, the "coding cycles" approach of Saldaña (2013) was used, along with the ATLAS.ti software. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Rubia Araujo Pessoa de Albuquerque.pdf | 17,35 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons