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Título: Do mundo das relações para o mundo da educação : o uso das mídias sociais digitais no ensino a partir da pandemia da COVID-19
Autor(es): ALBUQUERQUE, Rúbia Araújo Pessôa de
Palavras-chave: Mídias Sociais Digitais; Ensino; COVID-19
Data do documento: 15-Abr-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ALBUQUERQUE, Rúbia Araújo Pessôa de. Do mundo das relações para o mundo da educação: o uso das mídias sociais digitais no ensino a partir da pandemia da COVID-19. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Tradicionalmente, as aulas regulares na modalidade presencial, em instituições de ensines. realizadas com a presença do professor e do aluno em um mesmo ambiente físico, como a sala de aula. No entanto, em dezembro de 2019, uma mudança significativa foi imposta ao mundo devido à COVID-19, urna infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 (Brasil, 2020a). Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a situação de pandemia, o que trouxe consigo um conjunto de medidas para proteção da saúde e da vida humane incluindo o distanciamento social. Diante da necessidade de se reinventar, muitos professores, acreditando que a maioria dos alunos possuía celulares com acesso e internet e algum conhecimento prévio no uso de mídias sociais digitais, opreram por utilizar aplicativos como Facebook, WhatsApp, YouTube e Instagram para o ensino de conteúdos de suas disciplinas. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o uso da mídia social digital Instagram como recurso pedagógico por professores do ensino médio da rede de ensino de Pernambuco a pedir do período da pandemia da COVI0-19. Esta pesquisa classifica-se cano qualitativa, exploratória e descritiva, seguindo a tipologia proposta por Gil (2009) e Lakatos (2003), pois concentra-se na analise e compreensão de sujeitos quanto a contribuição do uso das mídias sociais digitais como recurso pedagógico no período pandémico. Por tratar-se de uma pesquisa sobre o uso de mídias sociais digitais no ensino, a metodologia adotada foi a Análise de Redes Sociais (ARS). O estudo foi desenvolvido em Pés etapas. A primeira etapa consistiu na aplicação de um formulário online de pesquisa com um grupo de professores da rede de ensino de Pernambuco. A segunda etapa envolveu a analise dos perfis e das narrativas digitais utilizadas pelos professores participantes da primeira etapa. A terceira e última etapa consistiu seleção dos sujeitos que utilizarem o aplicativo Instagram e a realização de entrevistas com esses professores. Para a organização e análise dos dados coletados, foi utilizada a abordagem de "ciclos de codificação" de Saldaña (2013), com o auxilio do software ATLAS.ti.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57855
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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