Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57931

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Cinthya Lúcia Martins Torres Saraiva de-
dc.contributor.authorFERREIRA, Diana Cibele de Assis-
dc.date.accessioned2024-10-02T13:07:43Z-
dc.date.available2024-10-02T13:07:43Z-
dc.date.issued2013-03-14-
dc.date.submitted2024-10-01-
dc.identifier.citationFERREIRA, Diana Cibele de Assis. O gênero textual adivinha na sala de aula das séries iniciais: concepções teóricas e práticas pedagógicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57931-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta o gênero textual adivinhas na sala de aula das séries iniciais, algumas concepções teóricas e práticas pedagógicas que incidem no ensino de língua portuguesa, no intuito de provocar reflexões acerca da importância desta temática no ensino de língua portuguesa (LP) e na prática pedagógica dos docentes das séries iniciais. O objetivo geral desta pesquisa foi mapear usos e funções das adivinhas no ensino de língua portuguesa nas séries iniciais do ensino fundamental e os objetivos específicos foram: 1) identificar como as advinhas são usadas pelo professor na sala de aula para o ensino de conteúdos de língua portuguesa; 2) analisar as propostas de trabalho com as adivinhas a partir dos dados dos questionários respondidos pelos professores em duas escolas do município de Caruaru-PE (01 escola Municipal e 01 escola Particular); e 3) mapear a ocorrência do gênero adivinha nos livros didáticos adotados pelas escolas. Essa pesquisa justifica-se pelo fato de o gênero textual adivinhas possuir diversas funções no aprendizado dos conteúdos didáticos de LP e no aperfeiçoamento de algumas habilidades cognitivas, sendo um excelente instrumento de ensino e aprendizagem para as aulas de LP das séries iniciais. As questões que nortearam esta pesquisa foram: Como o gênero textual adivinhas é utilizado pelo professor na aula de língua portuguesa das séries iniciais? Qual a função desse gênero na prática pedagógica destes professores? Partimos da hipótese de que as adivinhas são um gênero multifuncional ainda pouco trabalhado pelos professores no ensino da língua materna, havendo pouco conhecimento sobre os conteúdos gramaticais e linguísticos que podem ser trabalhados com o auxílio das adivinhas nas aulas de LP, restringindo-se, na maioria das práticas, ao uso no “período folclórico” e lúdico; o que vem a refletir na pouca abordagem encontrada nos livros didáticos de LP das séries iniciais. A metodologia de pesquisa seguiu a perspectiva de uma pesquisa qualitativa, exploratória e explicativa (OLIVEIRA, 2010; MINAYO, 2008; GIL, 2008) e na coleta de dados fizemos uso do questionário e da pesquisa documental nos LD utilizados pelas 02 escolas pesquisadas. Esses dados foram submetidos à análise de conteúdo. Para embasamento teórico utilizamos DIONÍSIO (1998; 1999; 2000; 2005); os PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (2000); MARCUSCHI (2002; 2008); BRONCKART (1997); ADAM (1999); SCHNEUWLY e DOLZ (2004); RODRIGUES (2005); ROJO ( 2005); MACHADO (2005); MUNIZ (2004); BASÍLIO (1989); MENEZES (1999); KOCH E TRAVAGLIA (2011); LIMA; FERREIRA; E ARAÚJO (2009).Os resultados desta pesquisa indicaram que os sujeitos analisados trabalham com o gênero textual adivinhas durante as aulas de LP. Todavia, dentro de uma perspectiva lúdica com o propósito de abordar as questões folclóricas que fazem parte da cultura popular. Percebemos, pelas análises dos questionários, que os mesmos não percebem com clareza as dimensões gramatical e linguística que o gênero adivinha oferta para o trabalho nas aulas de LP. Assim como, por meio dos dados obtidos a partir da pesquisa documental percebemos que o gênero adivinhas é pouco abordado, pois dos 10 LD analisados apenas dois exemplares dos mesmos apresentaram 2 exemplos de adivinhas.pt_BR
dc.format.extent67p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectSéries iniciaispt_BR
dc.titleO gênero textual adivinha na sala de aula das séries iniciais: concepções teóricas e práticas pedagógicas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2031752552069052pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4016538612405542pt_BR
dc.description.abstractxThis paper presents the genre riddles in the classroom of the initial series, some theoretical concepts and pedagogical practices for the teaching of Portuguese language in order to provoke reflection about the importance of this issue in Portuguese language teaching (LP) and pedagogical practice of teachers of the lower grades. The overall objective of this research was to map the functions and uses riddles in teaching English language in the early grades of elementary school and the specific objectives were: 1) to identify how riddles are used by the teacher in the classroom for teaching language content Portuguese; 2) analyze the proposed work with the riddles of the data from the questionnaires completed by teachers in two schools at Caruaru-PE (01 Municipal schools and 01 private schools); and 3) map the occurrence of gender guesses in the textbooks adopted by schools. This research is justified by the fact that the genre riddles have several functions in the educational content of LP learning and improvement of some cognitive skills and is an excellent tool for teaching and learning for classes of LP of the initial series . The questions that guided this research were : How the genre guess is used by the teacher in class Portuguese initials series ? What is the function of this kind in the pedagogical practice of these teachers ? We hypothesized that the riddles are a multifunctional genre still little by teachers in the teaching of the mother tongue , with little knowledge about the grammatical and linguistic content that can be worked with the aid of riddles in class LP , restricting , in most practical , use the " folkloric period " and playful ; what comes to reflect on the little approach found in the textbooks of the early LP series . The research methodology followed the perspective of qualitative research , exploratory and explanatory (Oliveira , 2010; MINAYO , 2008; GIL , 2008) and data collection we used the questionnaire and documentary research in LD used by 02 schools surveyed . These data were subjected to content analysis . Theoretical basis for use DIONÍSIO (1998, 1999 , 2000 , 2005) ; National Curriculum Parameters (2000 ) ; Marcuschi (2002 , 2008); Bronckart (1997); ADAM (1999); SCHNEUWLY and DOLZ (2004); RODRIGUES (2005 ) ; ROJO (2005); MACHADO (2005 ) ; MUNIZ (2004); BASIL (1989); Menezes ( 1999); KOCH AND TRAVAGLIA (2011 ) ; LIMA ; FERREIRA ; And Araújo (2009 ) . Results of this research indicated that the subjects analyzed work with genre puzzles during class LP . However , within a playful perspective in order to address the issues that folk are part of popular culture . Realized by the analysis of the questionnaires , they do not perceive clearly the grammatical and linguistic dimensions that gender guesses offer to work in the classes of LP . As well as through data obtained from desk research we realized that gender guessing is rarely addressed because of the 10 LD analyzed only two copies of the same show 2 examples of riddles.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERREIRA, Diana Cibele de Assis.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons