Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57931

Share on

Title: O gênero textual adivinha na sala de aula das séries iniciais: concepções teóricas e práticas pedagógicas.
Authors: FERREIRA, Diana Cibele de Assis
Keywords: Educação; Gêneros textuais; Práticas pedagógicas; Séries iniciais
Issue Date: 14-Mar-2013
Citation: FERREIRA, Diana Cibele de Assis. O gênero textual adivinha na sala de aula das séries iniciais: concepções teóricas e práticas pedagógicas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2013.
Abstract: O presente trabalho apresenta o gênero textual adivinhas na sala de aula das séries iniciais, algumas concepções teóricas e práticas pedagógicas que incidem no ensino de língua portuguesa, no intuito de provocar reflexões acerca da importância desta temática no ensino de língua portuguesa (LP) e na prática pedagógica dos docentes das séries iniciais. O objetivo geral desta pesquisa foi mapear usos e funções das adivinhas no ensino de língua portuguesa nas séries iniciais do ensino fundamental e os objetivos específicos foram: 1) identificar como as advinhas são usadas pelo professor na sala de aula para o ensino de conteúdos de língua portuguesa; 2) analisar as propostas de trabalho com as adivinhas a partir dos dados dos questionários respondidos pelos professores em duas escolas do município de Caruaru-PE (01 escola Municipal e 01 escola Particular); e 3) mapear a ocorrência do gênero adivinha nos livros didáticos adotados pelas escolas. Essa pesquisa justifica-se pelo fato de o gênero textual adivinhas possuir diversas funções no aprendizado dos conteúdos didáticos de LP e no aperfeiçoamento de algumas habilidades cognitivas, sendo um excelente instrumento de ensino e aprendizagem para as aulas de LP das séries iniciais. As questões que nortearam esta pesquisa foram: Como o gênero textual adivinhas é utilizado pelo professor na aula de língua portuguesa das séries iniciais? Qual a função desse gênero na prática pedagógica destes professores? Partimos da hipótese de que as adivinhas são um gênero multifuncional ainda pouco trabalhado pelos professores no ensino da língua materna, havendo pouco conhecimento sobre os conteúdos gramaticais e linguísticos que podem ser trabalhados com o auxílio das adivinhas nas aulas de LP, restringindo-se, na maioria das práticas, ao uso no “período folclórico” e lúdico; o que vem a refletir na pouca abordagem encontrada nos livros didáticos de LP das séries iniciais. A metodologia de pesquisa seguiu a perspectiva de uma pesquisa qualitativa, exploratória e explicativa (OLIVEIRA, 2010; MINAYO, 2008; GIL, 2008) e na coleta de dados fizemos uso do questionário e da pesquisa documental nos LD utilizados pelas 02 escolas pesquisadas. Esses dados foram submetidos à análise de conteúdo. Para embasamento teórico utilizamos DIONÍSIO (1998; 1999; 2000; 2005); os PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (2000); MARCUSCHI (2002; 2008); BRONCKART (1997); ADAM (1999); SCHNEUWLY e DOLZ (2004); RODRIGUES (2005); ROJO ( 2005); MACHADO (2005); MUNIZ (2004); BASÍLIO (1989); MENEZES (1999); KOCH E TRAVAGLIA (2011); LIMA; FERREIRA; E ARAÚJO (2009).Os resultados desta pesquisa indicaram que os sujeitos analisados trabalham com o gênero textual adivinhas durante as aulas de LP. Todavia, dentro de uma perspectiva lúdica com o propósito de abordar as questões folclóricas que fazem parte da cultura popular. Percebemos, pelas análises dos questionários, que os mesmos não percebem com clareza as dimensões gramatical e linguística que o gênero adivinha oferta para o trabalho nas aulas de LP. Assim como, por meio dos dados obtidos a partir da pesquisa documental percebemos que o gênero adivinhas é pouco abordado, pois dos 10 LD analisados apenas dois exemplares dos mesmos apresentaram 2 exemplos de adivinhas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57931
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERREIRA, Diana Cibele de Assis.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons