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Título: Contribuições de atividades experimentais para a construção do conhecimento químico e elaboração de modelos mentais através dos níveis de conhecimento de Kermen e Meheut.
Autor(es): CELESTINO, Wesley de Lima
Palavras-chave: Atividades experimentais; Problemtaização; Niveis de conhecimento químico; Modelos mentais; Ensino de química
Data do documento: 6-Set-2024
Citação: CELESTINO, Wesley de Lima. CONTRIBUIÇÕES DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO QUÍMICO E ELABORAÇÃO DE MODELOS MENTAIS ATRAVÉS DOS NÍVEIS DE CONHECIMENTO DE KERMEN E MEHEUT. 2024. 66 f. TCC (Graduação) - Curso de Química - Licenciatura, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru/PE, 2024.
Abstract: O presente estudo consistiu em identificar as contribuições das atividades experimentais investigativas para a construção do conhecimento químico de licenciandos de química fundamentando-se nos pressupostos teóricos apresentados por Kermen e Meheut. Baseando-se na hipótese de que os estudantes naturalmente se limitam a representar o fenômeno e consideram a atividade experimental como uma reprodução de um modelo pré-estabelecido. E que tal perspectiva os impede de efetuar a distinção entre a transição dos diferentes níveis de conhecimento químico dificultando uma compreensão mais ampla do processo. A presente pesquisa está voltada à análise dos processos cognitivos e mobilização de uma atividade experimental investigativa. Além disso, buscou suscitar a elaboração de representações mentais como meio de pensar as etapas da atividade a cada passo, tomando como base também a hipótese de que o nível simbólico é o nível que marca a transição aos outros níveis de conhecimento químico. Desta forma, esta pesquisa tem como metodologia utilizada para a análise a aplicação de uma sequência didática realizada através de uma atividade experimental da disciplina de Química Analítica 2 com alunos egressos da disciplina do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco – Campus do Agreste, dividida em quatro momentos. A organização se deu para que os dados pudessem ser coletados através das respostas, discussões e reflexões utilizando-se para isso o modelo think aloud, isto é, pensar em voz alta, e os diários de bordo dos estudantes numa roda de conversa posterior a aplicação da sequência didática. A análise dos dados consistiu em relacionar e descrever as respostas dos estudantes de acordo com os pressupostos teóricos que abarcam esta pesquisa, a saber: identificar o modelo de conhecimento químico na perspectiva de Meheut; avaliar os momentos em que ocorrem a transição entre os níveis de conhecimento; avaliar como os estudantes fazem a transição entre os níveis para favorecer a elaboração dos modelos mentais e consequentemente a compreensão do fenômeno discutido. Os resultados da pesquisa mostraram que as atividades experimentais investigativas melhoram a capacidade dos estudantes de transitar entre os níveis de conhecimento de Kermen e Meheut, do concreto ao abstrato, e avançam na elaboração de modelos mentais. Estes modelos facilitam a compreensão dos fenômenos nos níveis macroscópico, submicroscópico, simbólico e empírico, promovendo uma integração entre teoria e prática na construção do conhecimento químico. Por fim, conclui-se que a integração dos elementos estudados pode contribuir para o desenvolvimento habilidades cognitivas superiores, como análise e síntese, permitindo aos estudantes não só aprender conceitos químicos, mas também pensar criticamente e resolver problemas de forma criativa, resultando em um conhecimento mais coeso e aplicável. Com isso, novos estudos podem identificar as abordagens mais eficazes para integrar atividades experimentais, problematização e modelos mentais no ensino de Química, possibilitando a criação de ferramentas e recursos didáticos que auxiliem os professores na aplicação dessas estratégias em sala de aula e facilitar o processo de construção do conhecimento químico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57948
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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