Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57961

Share on

Title: O Hip Hop Como Conteúdo Didático Pedagógico: Um olhar a partir do Estado da Arte
Authors: SANTOS, Wellington Vinicius da Costa
Keywords: Educação Física; Hip-Hop; Trabalho Pedagógico
Issue Date: 23-Sep-2024
Citation: SANTOS, Wellington Vinicius da Costa. O Hip Hop Como Conteúdo Didático Pedagógico: Um olhar a partir do Estado da Arte. 2024. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Abstract: O hip-hop no contexto pedagógico da educação física escolar é o principal viés de estudo deste trabalho, visando buscar o conhecimento sobre essa determinada cultura e como todos os seus elementos podem construir um contexto pedagógico para melhorar o cotidiano na comunidade escolar e também nas aulas de educação física. Sabendo que os elementos oriundo da cultura Hip—Hop são o DJ, o MC, o Grafite e o Break, a partir disso, buscamos compreender a partir de objetivos específicos como tais elementos são abordados por professores no âmbito escolar, quais as dificuldades e contribuições de trabalhar a temática na escola e a concepção que os professores têm acerca do Hip-Hop como um fenômeno cultural, tendo como objetivo principal analisar trabalhos publicados através de pesquisas bibliográficas como os estudos abordam o hip-hop na prática pedagógica dos professores de educação física. O presente estudo tem como base metodológica a perspectiva do estado da arte, partindo para uma análise dos conteúdos investigados sobre o tema, foi realizada uma síntese a partir dos objetivos gerais e específicos traçados no estudo. Ressaltamos dificuldade em encontrar estudos recentes sobre o tema no contexto pedagógico, concluiu-se que o Hip-Hop é um conteúdo legítimo da Educação Física Escolar e possível de desenvolver uma prática pedagógica construtiva, pois nos permite uma multidimensionalidade de linguagens trabalhando conteúdos como a dança, os aspectos sociais e culturais, a inclusão social e o combate ao preconceito, e outras demais sub-categorias didáticas que o Hip-Hop pode ofertar ao ser trabalhado no contexto pedagógico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/57961
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O Hip Hop Como Conteúdo Didáticoo Pedagógico - Um Olhar a partir do Estado da Arte.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons