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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58044

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMORAIS, Flavio Campos de-
dc.contributor.authorDURVAL, Luiza Cristina Cavalcante-
dc.date.accessioned2024-10-14T16:10:49Z-
dc.date.available2024-10-14T16:10:49Z-
dc.date.issued2024-09-23-
dc.date.submitted2024-10-11-
dc.identifier.citationDURVAL, Luiza Cristina Cavalcante. A dança como caminho para interação social e desenvolvimento de habilidades psicomotoras de crianças com sindrome de Down: uma revisão integrativa. 2024. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Fisica, Centro Academico de Vitoria, Universidade Federal de Pernambuco, Vitoria de Santo Antao, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58044-
dc.description.abstractNo campo da Educação Física inclusiva, o movimento por meio da dança oferece à pessoa com deficiência uma nova forma de perceber a mesma, possibilitando o desenvolvimento de diferentes maneiras de agir e solucionar problemas, ressignificando sua identidade. No contexto educacional, existem estudos que envolvem a dança com pessoas com síndrome de Down, demonstrando a importância do papel do professor na orientação para o movimento livre e para técnicas de dança, sempre respeitando a individualidade do aluno. No entanto, há uma escassez de estudos científicos que abordam o impacto da dança na interação social e nas habilidades motoras de crianças com síndrome de Down. Este trabalho de revisão integrativa, teve como objetivo investigar os efeitos da dança na interação social e nas habilidades motoras de crianças com síndrome de Down. Os seis artigos analisados alinham-se aos objetivos propostos, descrevendo as atividades de dança realizadas e os benefícios trazidos no desenvolvimento dessas crianças. Os estudos mostram que a prática da dança gera efeitos positivos no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e social, ressaltando a importância de sua aplicação nas aulas de Educação Física em todas as redes de ensino. Conclui-se que a inclusão da dança nas aulas contribui significativamente para a qualidade de vida e para a inclusão social dos alunos com síndrome de Down, promovendo o desenvolvimento psicomotor, a motricidade grossa e a interação social e emocional.pt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectdançapt_BR
dc.subjectinteração social e psicomotricidadept_BR
dc.subjectcriançapt_BR
dc.subjectsindrome de downpt_BR
dc.titleA dança como caminho para interação social e desenvolvimento de habilidades psicomotoras de crianças com sindrome de Down: uma revisão integrativa.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3573990227761049pt_BR
dc.description.abstractxIn the field of inclusive Physical Education, movement through dance offers people with disabilities a new way to perceive themselves, enabling the development of different ways of acting and solving problems, thus redefining their identity. In the educational context, there are studies that involve dance with people with Down syndrome, highlighting the importance of the teacher’s role in guiding free movement and dance techniques, always respecting the individuality of each student. However, there is a lack of scientific studies addressing the impact of dance on social interaction and motor skills in children with Down syndrome. This integrative review aimed to investigate the effects of dance on social interaction and motor skills in children with Down syndrome. The six analyzed articles align with the proposed objectives, describing the dance activities performed and the benefits brought to the development of these children. The studies show that the practice of dance generates positive effects on psychomotor, cognitive, and social development, emphasizing the importance of its application in Physical Education classes across all school systems. It is concluded that the inclusion of dance in classes significantly contributes to the quality of life and social inclusion of students with Down syndrome, promoting psychomotor development, gross motor skills, and social.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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