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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58109

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Title: A experiência de implementação do ensino médio integrado no IFSERTÃOPE 2005 - 2021
Authors: UCHOA, Antonio Marcos da Conceição
Keywords: Implementação do Ensino Médio Integrado; Formação Humana Integral; Práticas Pedagógicas na Educação Profissional
Issue Date: 23-Aug-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: UCHOA, Antonio Marcos da Conceição. A experiência de implementação do ensino médio integrado no IFSERTÃOPE 2005 - 2021. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Esta tese de doutorado, intitulada "A Experiência de Implementação do Ensino Médio Integrado no IFSertãoPE 2005-2021", tem como objetivo geral analisar as perspectivas do Ensino Médio Integrado (EMI) que estruturaram-se no IFSertãoPE no período de 2005 a 2021. Para alcançar esse objetivo, foram definidos os seguintes objetivos específicos: investigar qual perspectiva da relação trabalho e educação foi construída no processo de implementação do EMI na instituição a partir de determinantes como a dualidade estrutural, a legislação e as demandas do setor produtivo; identificar as perspectivas de formação humana que foram assumidas no interior dos documentos institucionais do IFSertãoPE que remetem ao EMI, e; analisar quais práticas dos docentes do EMI foram estruturadas no processo de implementação, bem como sua relação com os documentos institucionais. A metodologia adotada é qualitativa, com abordagem baseada no materialismo histórico-dialético (Kosik, 1969; Cury, 1983; Marx, Engels, 2007). Utilizamos a triangulação de técnicas através de pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e revisão de literatura, baseando-nos em referências teóricas, metodológicas e epistemológicas do Ensino Médio Integrado, bem como sobre a implementação de políticas públicas. O local da pesquisa foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), especificamente o Campus Petrolina. Os sujeitos da pesquisa foram professores, gestores e membros da equipe técnico-pedagógica envolvidos na implementação do EMI durante o período estudado. Os resultados indicam que, ao longo do processo de implementação do EMI, houve uma dinâmica de mudança na perspectiva formativa inicial, predominantemente unilateral, em direção a uma perspectiva que tem a omnilateralidade como horizonte, embora de maneira contraditória e híbrida. Concluímos que as perspectivas de Ensino Médio Integrado que estruturaram-se no IFSertãoPE refletem parcialmente os momentos históricos e que criaram determinações, fundamentalmente, mas não exclusivamente, econômicas, que influenciaram tanto as concepções institucionais, as práticas pedagógicas docentes e também os documentos institucionais na direção da formação de um tipo humano subsumido à racionalidade do mercado, muito embora disputas internas no processo de implementação da forma integrada tenham gerado ao longo do tempo assimetrias nas correlações de força, o que tem possibilitado experiências pedagógicas que caminham, por vezes de forma ambígua e contraditória, na direção de uma formação humana integral.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58109
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Educação

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