Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58123

Comparte esta pagina

Título : Aplicação do modelo de transporte em uma empresa siderúrgica
Autor : SILVA, Emanuela Moura Barbosa da
Palabras clave : Programação linear; Problema de transporte; Cadeia de suprimentos; Siderúrgica
Fecha de publicación : 19-mar-2024
Citación : SILVA, Emanuela Moura Barbosa da. Aplicação do modelo de transporte em uma empresa siderúrgica. 2024. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Departamento de Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : A pesquisa aborda a formulação de um problema de transporte que busca a alocação eficiente de um produto com diferentes origens para vários destinos, visando a minimização dos custos de transporte. Este tipo de problema tem aplicação em diversos setores econômicos, tais como transportes urbanos, indústria de bens de consumo, indústrias de processos etc. A indústria do aço, que engloba desde a extração de minério de ferro e carbono até a produção do material, é essencial para setores-chave como construção civil e automotivo. O Brasil figura entre os dez maiores produtores de aço do mundo, desempenhando um papel crucial na economia. Um estudo de caso foi desenvolvido para a regional nordestina de uma metalúrgica brasileira de grande porte, que precisa definir a melhor forma de atender às lojas comerciais da sua rede de distribuição, considerando que as três usinas da região têm restrições de capacidade, implicando em restrições de oferta. Ademais, o estudo incorpora também a necessidade de considerar uma prioridade de cada loja determinada pelo grau de criticidade do estoque da loja no momento que o modelo é aplicado. Os resultados obtidos com os cenários analisados indicam benefícios para a empresa como diminuição de custos totais de transporte, a maior agilidade no processo de alocação/distribuição da carga e a redução do tempo de tomada de decisão uma vez que um modelo estruturado passa a ser adotado para alocação das cargas. O modelo limitou-se a entrega de um único tipo de produto, mesmo sabendo que no sistema real outras informações tais como tipo do veículo e uma combinação de produtos por veículos devam ser consideradas. Essas melhorias são apresentadas como trabalhos futuros.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58123
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia de Produção

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Emanuela Moura Barbosa da Silva.pdf1,53 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons