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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58139

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Flávia Cristiane Vieira da-
dc.contributor.authorSOUSA, Aparecido Antônio Magalhães de-
dc.date.accessioned2024-10-21T18:30:54Z-
dc.date.available2024-10-21T18:30:54Z-
dc.date.issued2024-02-27-
dc.identifier.citationSOUSA, Aparecido Antônio Magalhães de Sousa. Articulação entre saberes populares e científicos escolares na elaboração de questões sociocientíficas a partir do contexto da produção artesanal da rapadura sertaneja. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58139-
dc.description.abstractA presente dissertação busca analisar os diferentes sentidos e significados que podem ser mobilizados por Licenciandos em Química, participantes do Programa de Residência Pedagógica, a partir da elaboração de questões sociocientíficas sobre a produção artesanal da rapadura. Nesses moldes, procuramos responder ao seguinte questionamento: Como ocorre a articulação entre os saberes populares e os saberes formais a partir do contexto da produção artesanal da rapadura sertaneja, em meio à elaboração de questões sociocientíficas? O nosso objetivo é analisar a articulação entre os saberes populares e os saberes formais no processo de elaboração das QSC a partir do contexto da produção artesanal da rapadura sertaneja. Buscamos, primeiramente, fazer algumas considerações acerca dos principais aspectos teóricos que permeiam a nossa pesquisa, os saberes populares, as QSC e a produção da rapadura. A metodologia adotada inclui, inicialmente, um processo de formação com os residentes, para posterior análise dos sentidos e significados mobilizados em meio a discussões realizadas ao longo do processo formativo, considerando as ideias de Lemke (1997). Para a coleta de dados, gravamos as interações de fala em todas as fases da formação, para posterior transcrição, além do conjunto de diários de bordo, elaborados pelos participantes da pesquisa, em todos os momentos do processo formativo. Para a análise das QSC, utilizamos como aporte as considerações de Jong, sobre contextos de domínio, e de Bezerra, sobre os aspectos sociais da QSC. Nos resultados, percebemos que dentre a cultura da produção de rapadura existe um gama de ideias e conceitos que são passados de geração a geração e que representam diferentes modos de pensar e falar acerca de determinados contextos envolvendo a Ciência. Quanto as QSC elaboradas, percebemos, de modo geral, que os participantes se apegaram as orientações para a elaboração, e buscaram trazer focos temáticos relacionados à utilização, valorização e preservação de saberes populares, bem como trazem no enredo menção aos contextos de domínios e aos aspectos sociais das QSC, com destaque para o domínio pessoal, social, ambiental, tecnológico e científico e a evidenciação do processo de produção artesanal da rapadura. Concluímos que nossos objetivos foram contemplados, tendo em vista que conseguimos responder nossa questão de pesquisa, quanto aos sentidos e significados mobilizados ao longo do processo formativo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSaberes popularespt_BR
dc.subjectQSCpt_BR
dc.subjectRapadurapt_BR
dc.subjectSentidos e significadospt_BR
dc.titleArticulação entre saberes populares e científicos escolares na elaboração de questões sociocientíficas a partir do contexto da produção artesanal da rapadura sertanejapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSIMÕES NETO, José Euzébio-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0095311895814060pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7354496286889274pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation seeks to analyze the different senses and meanings that can be mobilized by Chemistry undergraduates, participants in the Pedagogical Residency Program, based on the elaboration of socioscientific issues about the artisanal production of rapadura. Along these lines, we seek to answer the following question: How does the articulation between popular knowledge and formal knowledge occur from the context of the artisanal production of country rapadura, amidst the elaboration of socioscientific issue? Our objective is to analyze the articulation between popular knowledge and formal knowledge in the process of preparing the SSI from the context of the artisanal production of country rapadura. We seek, firstly, to make some considerations about the main theoretical aspects that permeate our research, popular knowledge, SSI and the production of rapadura. The methodology adopted initially includes a training process with residents, for subsequent analysis of the senses and meanings mobilized through discussions held throughout the training process, considering Lemke's ideas. For data collection, we recorded speech interactions at all stages of training, for later transcription, in addition to the set of logbooks, prepared by research participants, at all moments of the training process. For the analysis of SSI, we used as a contribution the considerations of Jong, on domain contexts, and Bezerra, on the social aspects of SSI. In the results, we realized that within the culture of rapadura production there is a range of ideas and concepts that are passed from generation to generation and that represent different ways of thinking and talking about certain contexts involving Science. Regarding the SSI elaborated, we noticed, in general, that the participants adhered to the guidelines for elaboration, and sought to bring thematic focuses related to the use, valorization and preservation of popular knowledge, as well as bringing in the plot mention of the contexts of domains and the social aspects of SSI, with emphasis on the personal, social, environmental, technological and scientific domain and the evidence of the artisanal production process of rapadura. We concluded that our objectives were met, considering that we were able to answer our research question, regarding the senses and meanings mobilized throughout the training process.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3560726840212196pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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