Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58139

Share on

Title: Articulação entre saberes populares e científicos escolares na elaboração de questões sociocientíficas a partir do contexto da produção artesanal da rapadura sertaneja
Authors: SOUSA, Aparecido Antônio Magalhães de
Keywords: Saberes populares; QSC; Rapadura; Sentidos e significados
Issue Date: 27-Feb-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SOUSA, Aparecido Antônio Magalhães de Sousa. Articulação entre saberes populares e científicos escolares na elaboração de questões sociocientíficas a partir do contexto da produção artesanal da rapadura sertaneja. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: A presente dissertação busca analisar os diferentes sentidos e significados que podem ser mobilizados por Licenciandos em Química, participantes do Programa de Residência Pedagógica, a partir da elaboração de questões sociocientíficas sobre a produção artesanal da rapadura. Nesses moldes, procuramos responder ao seguinte questionamento: Como ocorre a articulação entre os saberes populares e os saberes formais a partir do contexto da produção artesanal da rapadura sertaneja, em meio à elaboração de questões sociocientíficas? O nosso objetivo é analisar a articulação entre os saberes populares e os saberes formais no processo de elaboração das QSC a partir do contexto da produção artesanal da rapadura sertaneja. Buscamos, primeiramente, fazer algumas considerações acerca dos principais aspectos teóricos que permeiam a nossa pesquisa, os saberes populares, as QSC e a produção da rapadura. A metodologia adotada inclui, inicialmente, um processo de formação com os residentes, para posterior análise dos sentidos e significados mobilizados em meio a discussões realizadas ao longo do processo formativo, considerando as ideias de Lemke (1997). Para a coleta de dados, gravamos as interações de fala em todas as fases da formação, para posterior transcrição, além do conjunto de diários de bordo, elaborados pelos participantes da pesquisa, em todos os momentos do processo formativo. Para a análise das QSC, utilizamos como aporte as considerações de Jong, sobre contextos de domínio, e de Bezerra, sobre os aspectos sociais da QSC. Nos resultados, percebemos que dentre a cultura da produção de rapadura existe um gama de ideias e conceitos que são passados de geração a geração e que representam diferentes modos de pensar e falar acerca de determinados contextos envolvendo a Ciência. Quanto as QSC elaboradas, percebemos, de modo geral, que os participantes se apegaram as orientações para a elaboração, e buscaram trazer focos temáticos relacionados à utilização, valorização e preservação de saberes populares, bem como trazem no enredo menção aos contextos de domínios e aos aspectos sociais das QSC, com destaque para o domínio pessoal, social, ambiental, tecnológico e científico e a evidenciação do processo de produção artesanal da rapadura. Concluímos que nossos objetivos foram contemplados, tendo em vista que conseguimos responder nossa questão de pesquisa, quanto aos sentidos e significados mobilizados ao longo do processo formativo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58139
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Aparecido Antônio Magalhães de Sousa.PDF867,27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons