Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58163

Compartilhe esta página

Título: Entre longas, curtas e animações: os multiletramentos audiovisuais e suas linguagens – uma experiência de “trelas” e telas no ambiente escolar na educação da Rede Municipal do Recife
Autor(es): SANTOS, Beatriz Cristina Elias dos
Palavras-chave: Linguagem; Audiovisual; Educação
Data do documento: 22-Mar-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Beatriz Cristina Elias dos. ENTRE LONGAS, CURTAS E ANIMAÇÕES: os multiletramentos audiovisuais e suas linguagens – uma experiência de “trelas” e telas no ambiente escolar na educação da Rede Municipal do Recife. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Básica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A pesquisa tem foco na investigação das relações entre Linguagem Audiovisual e Educação como instrumentos de aprendizagem e prática escola. Para tanto, são situados as trajetórias político-educacionais sobre o audiovisual e o cinema no Brasil e no Recife. A metodologia empregada caracteriza a abordagem como pesquisa-ação, pelo fato de a pesquisadora fazer parte do processo de assessoramento da escola envolvida como professora multiplicadora. Buscando o apoio teórico em diálogos com diversos autores, abordando tópicos como o processo político-histórico da Escola Nova (Saviani, 2021), a aprendizagem e interações sociais nos processos de imaginação e criação de Vigotski, bem como as abordagens relacionadas a cinema, educação e audiovisualidades propostas por Duarte (2002) e Fresquet (2020). Além disso, foram consideradas as reflexões de Freire (1998a) sobre o fazer pedagógico. As discussões culminaram no planejamento e realização de oficinas temáticas pedagógicas e vivências externas ao ambiente escolar, com estudantes e professores nas quais os participantes experimentaram práticas audiovisuais. Foram conduzidos cinco experimentos, denominados “Trelas e Telas”. Os materiais elaborados pelos estudantes abordaram temáticas do currículo escolar explorando questões do cotidiano dentro e fora da escola. Com o resultado dessas experiências, foi desenvolvido um produto de pesquisa a “Caixa de Trelas e Telas: o audiovisual na escola”, um conjunto de recursos didáticos que propõe estudantes e professores fazerem uso de forma experimental a brincar, de criar, de “trelar” e para aqueles que enxergam nas telas um caminho de concretização do imaginário humano. Na Caixa de Trelas e Tela inclui um guia, o Guia Didático de Trelas e Telas: para experiências audiovisuais em sala de aula. Um guia ilustrado de práticas audiovisuais alinhadas ao currículo escolar, com as sessões nomeadas por TRELAS DE BRINCAR, que traz brinquedos opticos. TRELAS DO OLHAR com experimentos do olhar e enquadramento, TRELAS DO OUVIR que exploram músicas que contam histórias TRELAS DE SENTIR Objetos afetivos que contam algo de mim TRELAS DE CRIAR HISTÓRIAS E FILMES narrativas e criação de histórias para filmes de animação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58163
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Beatriz Cristina Elias dos Santos.pdf11,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons