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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58174
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Título: | A internacionalização em casa : desafios e perspectivas no âmbito da Universidade Federal de Pernambuco |
Autor(es): | LEAL, Cinthia de Oliveira Santos |
Palavras-chave: | Universidade Pública; Internacionalização da Educação Superior; Internacionalização em Casa; Estratégias e Políticas de Internacionalização |
Data do documento: | 10-Set-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | LEAL, Cinthia de Oliveira Santos. A internacionalização em casa: desafios e perspectivas no âmbito da Universidade Federal de Pernambuco. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | A Internacionalização em Casa (IaH), é uma das vertentes da internacionalização da educação superior que tem como objetivo produzir no próprio campus experiências universitárias internacionalizadas inclusivas a fim de beneficiar o maior número de estudantes. A pesquisa aqui apresentada se propôs analisar o processo de implementação da IaH como política de internacionalização da Universidade Federal de Pernambuco. Para tanto, analisamos nos documentos da IES como vem sendo pensada a política de IaH; identificamos as ações que contemplam a IaH no período de 2017 a 2021 e, apresentamos a percepção dos gestores e coordenadores acerca dos desafios e da IaH na UFPE. Metodologicamente, a pesquisa está ancorada numa abordagem qualitativa, através de um estudo de caso que utilizou a análise de conteúdo como ferramenta de análise dos dados coletados através de documentos e entrevistas. Os resultados apontam que apesar de constar nos documentos que estruturam a política de internacionalização da UFPE, de fazer parte de algumas ações, mesmo que informais, e de ser uma estratégia importante na visão dos gestores do escritório de Relações Internacionais, a IaH continua sendo um desafio para a instituição de educação superior estudada no sentido de manter e planejar ações que se sustentem e que contribuam para uma internacionalização inclusiva na perspectiva de contemplar uma parcela maior dos estudantes. Cabe registrar, que os resultados aqui apresentados podem ser utilizados pela IES para rever questões como pensar práticas de internacionalização alternativas voltadas para promoção de ações mais democráticas e inclusivas, que permitam reduzir desigualdades e assim, abranjam grupos sociais da universidade que vivenciam dificuldades de inserção nos programas de internacionalização ofertados, como, por exemplo, o programa de mobilidade estudantil. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58174 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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