Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58178

Share on

Title: Uso da ciência de dados através da metodologia CRISP-DM para análise da percepção de pesquisadores e profissionais acerca das medidas de transição da economia linear para circular
Authors: SILVA, Ednael Francisco Vieira da
Keywords: Ciência de dados; Economia circular; Percepção; Medidas de transição
Issue Date: 5-Aug-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SILVA, Ednael Francisco Vieira da. Uso da ciência de dados através da metodologia CRISP-DM para análise da percepção de pesquisadores e profissionais acerca das medidas de transição da economia linear para circular. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: Desde o advento da primeira Revolução Industrial, a humanidade passou a adotar um modal econômico baseado no consumo desenfreado de recursos naturais. Esse modelo, conhecido como economia linear, exaure as matérias-primas até a escassez e gera muitos resíduos. Só no Brasil, mais de 82 milhões de toneladas de resíduos são produzidas anualmente, sendo a taxa de reciclagem deste resíduo, de apenas 2%. Pensando nisso, autoridades globais tem desenvolvido ao longo dos últimos anos alternativas para este modo de produção, dentre as quais surge a economia circular que propõe a otimização do uso dos recursos naturais e matérias-primas virgens por meio de metas embasadas em reúso, redução e reciclagem. Este trabalho visa investigar as medidas mais efetivas de migração da economia linear para circular. Isso se dará por meio da aplicação da metodologia CRISP-DM, oriunda da ciência de dados, em um questionário aplicado em profissionais e pesquisadores de diversos países.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58178
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção / CAA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Ednael Francisco Vieira da Silva.PDF2,41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons