Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58181

Compartilhe esta página

Título: Operadores de percolação em Z : limites mais precisos para o valor crítico e existência de distribuição invariante
Autor(es): MEDEIROS, Hugo Deleon Pereira de
Palavras-chave: Autômato celular probabilístico; Medida invariante; Transição de fase
Data do documento: 30-Jul-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MEDEIROS, Hugo Deleon Pereira de. Operadores de percolação em Z: limites mais precisos para o valor crítico e existência de distribuição invariante. 2024. Tese (Doutorado em Estatística) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Neste trabalho, investigamos a teoria de Processos Estoc ́asticos com Intera ̧c ̃ao Local em tempo discreto, conhecidos como Autˆomatos Celulares Probabil ́ısticos (ACP). Exploramos uma classe de ACP, a qual ́e conhecida por operadores de percola ̧c ̃ao. O Processo de Stavs- kaya ́e um dos exemplo mais simples de operador de percola ̧c ̃ao. Essa classe de operadores apresenta o fenˆomeno de transi ̧c ̃ao de fase entre os comportamentos de ergodicidade e n ̃ao- ergodicidade, o qual ́e fun ̧c ̃ao de um parˆametro α ∈ [0, 1]. A fim de obter melhores estimativas para os limites inferior e superior para o valor cr ́ıtico, α∗, que delimita os comportamentos de ergodicidade versus n ̃ao-ergodicidade, estabelecemos e aplicamos novas metodologias, a qual nos forneceram novos limites, melhorando resultados previamente conhecidos na litera- tura. O limite inferior obtido foi 0, 113 de modo que quando α < 0, 113, o sistema tem um comportamento n ̃ao-erg ́odico, tal estimativa foi alcan ̧cada fazendo uso do conceito de matriz de adjacˆencia para quantificar o n ́umero de caminhos do grafo associado a evolu ̧c ̃ao de nosso processo. Por outro lado, o limite superior obtido foi αn < (n−1)/(n+1). Para obter este re- sultado, mostramos que αn depende somente do n ́umero de vizinhos n, n ̃ao de suas posi ̧c ̃oes, de modo que quando α > αn o sistema tem comportamento erg ́odico. Destacamos ainda que a no ̧c ̃ao de monotonicidade para estes operadores, nos permitiu estabelecer condi ̧c ̃oes para a existˆencia de medidas invariantes n ̃ao triviais. Al ́em disso, realizamos an ́alises num ́ericas, utilizando a aproxima ̧c ̃ao de campo m ́edio, e modelagem computacional para estimar α∗.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58181
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Estatística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Hugo Deleon Pereira de Medeiros.pdf2,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons