Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58315
Share on
Title: | Estudo da perda de carga de um processo de filtragem de combustível JET-A em uma instalação aeroportuária |
Authors: | SILVA, Francielle Alves da |
Keywords: | Combustível; Filtragem; Perda de Carga |
Issue Date: | 28-Sep-2023 |
Citation: | SILVA, Francielle Alves da. Estudo da perda de carga de um processo de filtragem de combustível JET-A em uma instalação aeroportuária. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O combustível JET A utilizado na aviação necessita de um processo de filtragem rigoroso, para a eliminação de impurezas e água, pois é essencial que as aeronaves sejam abastecidas com produto de qualidade garantindo a segurança do equipamento e da sociedade. A análise de qualidade do produto está pressente desde a distribuição até a entrega ao cliente final. Notou-se que existiam oportunidades de melhorias nesse processo, em busca de maior eficiência, reduzindo os custos operacionais. O presente estudo analisa o atual processo de filtragem através do layout da tubulação e vasos filtrantes em uma das linhas antes de armazenagem do produto. Assim, foi verificada a perda de carga ao longo da tubulação em trechos retos e dos equipamentos presentes na mesma, assim como dos filtros micrônicos e separadores coalescentes com obtenção de dados em campo, analisando também se os itens atuais estão de acordo com a necessidade. Com isso, foi possível identificar melhorias nos equipamentos da tubulação e nos vasos filtrantes verificando a viabilidade em relação ao custo de substituição. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58315 |
Appears in Collections: | (TCC) - Engenharia Mecânica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - FRANCIELLE ALVES DA SILVA.pdf | 2,49 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License