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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58351

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Título: Cartinha informativa sobre Passiflora incarnata L. no tratamento da ansiedade
Autor(es): GOMES, Myrtes Camila Firmino de Lima
Palavras-chave: Plantas medicinais; Atividade ansiolítica; Cartilha informativa virtual.
Data do documento: 11-Out-2024
Citação: GOMES, Myrtes Camila Firmino de Lima. Cartinha informativa sobre Passiflora incarnata L. no tratamento da ansiedade. 2024. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitoria de Santo Antão, 2024.
Abstract: A ansiedade é um estado emocional que quando se encontra na forma crônica, pode desajustar a qualidade de vida, principalmente dos adolescentes. Após o diagnóstico, o indivíduo poderá fazer uso de medicamentos convencionais ou, em casos moderados e leves de ansiedade, poderá ser prescrita alguma planta medicinal ansiolítica. Considerando que os educandos do ensino médio se encontram cada vez mais em situações que estimulam quadros de ansiedade, o presente estudo selecionou, por meio da revisão de trabalhos científicos, publicados em diferentes bases de dados, a espécie botânica Passiflora incarnata L e construiu uma cartilha informativa virtual voltada para esse grupo de jovens. A cartilha foi desenvolvida no Canva Pro e as fotos da planta foram reproduzidas do Herbário da Universidade da Flórida do Sul – Instituto de Botânica Sistemática: Atlas (https://florida.plantatlas.usf.edu/specimen.aspx). A cartilha contém uma linguagem simples que foi associada com elementos visuais (e.g. imagens de pessoas, animais etc.) a fim de facilitar a compreensão e fixação de conteúdos complexos, como os possíveis desfechos do uso da planta durante a gravidez de animais em laboratório e de mulheres. Muitas são as vantagens em desenvolver materiais didáticos virtuais, entre elas se destacam a facilidade no acesso, que pode ser realizado por meio de diferentes tipos de equipamentos eletrônicos e ainda em ambientes extraclasse, a leitura poderá ser realizada individualmente ou com indivíduos que circulam na escola, no domicílio e em outros ambientes de convivência do estudante. Mas mais importante é a expectativa de que a leitura provoque mudança de hábito do estudante ao ponto de só consumir alguma planta medicinal proveniente de produtor idôneo e respeitando o esquema terapêutico prescrito por um profissional da saúde.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58351
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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