Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58433

Compartilhe esta página

Título: Prevalência de Diabetes e sua Relação com o Estilo de Vida em Adultos de um Município da Zona da Mata Pernambucana
Autor(es): SILVA, Débora Natércia de Lima
Palavras-chave: Diabetes mellitus; Adultos; Estilo de vida; Hábitos alimentares
Data do documento: 22-Out-2024
Citação: SILVA, Débora Natércia de Lima. Prevalência de Diabetes e sua Relação com o Estilo de Vida em Adultos de um Município da Zona da Mata Pernambucana. 2024. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Nutrição, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Abstract: O diabetes é uma doença metabólica caracterizada pela deficiência total ou parcial da secreção do hormônio insulina, resultando em hiperglicemia. O estado nutricional evidenciou desordens, como o elevado índice de sobrepeso, o que aumenta o risco de desenvolvimento de doenças crônicas. Este estudo teve como objetivo analisar a prevalência do diabetes e sua relação com o estilo de vida de adultos em uma comunidade rural de Vitória de Santo Antão. Trata-se de um estudo transversal, realizado por meio de entrevistas, nas quais os adultos responderam aos questionários de caracterização sociodemográfica, condições de saúde, estilo de vida e hábitos alimentares. A população do estudo foi composta por 217 adultos, com predominância do sexo feminino (55,3%), quanto ao diagnóstico do diabetes mellitus 11,1% dos participantes possuíam a doença com 19 pessoas fazendo tratamento medicamentoso para controlar o diabetes, destes 5 utilizam insulina, enquanto 67,3% apresentavam sobrepeso e 72,5% estavam com má nutrição devido ao excesso e a falta de nutrientes. A análise revelou que o hábito de fumar mostrou associação significativa (p=0,041) com o desenvolvimento do diabetes mellitus. Apesar da alta prevalência de diabetes mellitus, a maioria dos indivíduos estava sob tratamento medicamentoso, com poucos necessitando de terapia com insulina, indicando diferentes graus de severidade da doença. O estado nutricional evidenciou desordens, com um elevado índice de sobrepeso, aumentando o risco de doenças crônicas. O estudo destaca a importância de implementar estratégias preventivas, com foco na redução do tabagismo e na promoção de um estilo de vida saudável, visando a prevenção do diabetes mellitus e suas complicações.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58433
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Débora Natércia de Lima Silva.pdf711,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons