Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58472

Compartilhe esta página

Título: Avaliação do escore de desnutrição-inflamação e o risco de sarcopenia em pacientes com doença renal crônica em hemodiálise
Autor(es): SILVA, Jonnathan Vinnycius Bento da
Palavras-chave: Doença Renal Crônica; Estado Nutricional; Sarcopenia; Desnutrição-Inflamação; Hemodiálise
Data do documento: 17-Out-2024
Citação: SILVA, Jonnathan Vinnycius Bento da. Avaliação do escore de desnutrição-inflamação e o risco de sarcopenia em pacientes com doença renal crônica em hemodiálise. 58f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Abstract: A doença renal crônica (DRC) propicia o surgimento de complicações como a síndrome desnutrição-inflamação, resultantes de mecanismos ativados pelo curso da patologia. Nesse contexto, o quadro inflamatório exacerba os danos causados pela injúria renal, tornando a sarcopenia uma condição comum entre os indivíduos afetados. Assim, observa-se que a desnutrição-inflamação está intrinsecamente ligada à sarcopenia, uma vez que ambas se potencializam mutuamente, exigindo intervenções clínicas para diagnóstico precoce e mitigação dos danos. Diante disso, este estudo objetivou avaliar a associação entre o escore de desnutrição-inflamação e o risco de sarcopenia, destacando a necessidade de estratégias clínicas eficazes para a redução dos impactos nesses pacientes, além da associação do Questionário de desnutrição-inflamação (MIS), com as demais variáveis estudadas, em pacientes com DRC em hemodiálise (HD.). A pesquisa foi realizada na clínica hemodiálise do Hospital Barão de Lucena (HBL) - Recife, com 49 pacientes que estavam de acordo com os critérios de inclusão. Para a coleta de dados foram utilizados questionários que contemplavam os itens, sociodemográficos, clínicos e de estilo de vida, além da realização dos questionários MIS, para avaliar o risco de desnutrição-inflamação, e o SARC-F, para ver o risco de sarcopenia, também foram coletados dados antropométricos para avaliar o estado nutricional. A amostra foi composta apresentou maior prevalência de mulheres (53,1%), Recifenses (67,3%) e de analfabetos (34,7%). Foi observado que 40,8% eram de classe média, 63,3% nunca fumaram, 100% relataram baixo consumo de álcool e 70,8% eram sedentários. Através do MIS 71,4% dos pacientes não apresentavam risco para desnutrição-inflamação, quanto a sarcopenia, foi observada uma associação significativa (p=0,01), onde a maioria dos pacientes que não possuíam risco pelo MIS, não apresentavam risco pelo SARC-F, a faixa etária foi outro parâmetro que teve significância (p=0,02), uma vez que a maioria dos pacientes que apresentam risco pelo MIS eram idosos, já o IMC e o tempo de HD, obtiveram significância limítrofe (p=0,09) e (p=0,07), respectivamente; onde a maioria dos pacientes eutróficos também não apresentavam risco pelo MIS e a maioria que apresentou 3 anos ou mais de realização da HD não apresentaram risco pelo MIS. Dessa forma, este estudo mostrou a importância da utilização de ferramentas clínicas de baixo custo e de fácil aplicabilidade em pacientes renais crônicos em HD, visando o rastreio e diagnóstico precoce de comorbidades como a desnutrição-inflamação e a sarcopenia. Ademais, o MIS se mostrou uma ferramenta adequada para tentar ver as chances do desenvolvimento de sarcopenia, uma vez que estas enfermidades aparentam uma relação precursora para o desenvolvimento da outra. Por conseguinte, com o diagnóstico precoce desses quadros favorece para a formulação de protocolos clínicos adequados para reduzir os danos provocados pela patologia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58472
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PARA SUBMISSAO.pdf
  Item embargado até 2025-11-05
1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons