Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58480

Compartilhe esta página

Título: Ensino de nanotecnologia: Uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental e Médio
Autor(es): NASCIMENTO, Ester Andrade do
Palavras-chave: Nanotecnologia;; Educação;; Ensino-aprendizagem;
Data do documento: 1-Out-2024
Citação: NASCIMENTO, Ester. Ensino de nanotecnologia: uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental e Médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Abstract: A nanotecnologia é uma ciência caracterizada por estudar a manipulação e a organização de estruturas moleculares em escala nanométrica, e é responsável por diversificar o desenvolvimento de produtos com propriedades específicas e aplicabilidades diferentes. Apesar da nanotecnologia ser uma temática relevante para o crescimento de grandes áreas e setores da sociedade, o conhecimento científico dessa temática tem sido negligenciado em contextos educacionais. Neste sentido, o projeto de extensão, proposto neste presente trabalho, visa introduzir o conceito de nanotecnologia aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, destacando sua importância e impacto nas diferentes áreas do conhecimento humano. Para alcançar o objetivo, será realizada aplicação de pré e pós formulários sobre nanotecnologia para alunos de escolas públicas e particulares que atendam os anos finais do Ensino Fundamental e Médio, para analisar o conhecimento dos estudantes acerca da temática, visando avaliar a efetividade na apropriação de conceitos pelos alunos a partir das atividades educativas realizadas durante a aplicação do projeto na Escola. É proposto, também, palestras sobre nanotecnologia e Feiras de Ciências escolares, buscando uma contextualização entre ciência, tecnologia e sociedade. Acredita-se que ao aproximar os alunos da temática da nanotecnologia, pode despertar o interesse pela ciência e incentivar a inovação no currículo escolar, contribuindo para uma educação mais dinâmica e atualizada com os avanços científicos e tecnológicos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58480
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ESTER ANDRADE DO NASCIMENTO.pdf654,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons