Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58510

Share on

Title: O uso de inteligência artificial para o desenvolvimento de escopo segundo o PMBOK: uma aplicação do ChatGTP
Authors: FREIRES, Lucas Ferreira Rodrigues
Keywords: gerenciamento de projetos; escopo; inteligência artificial
Issue Date: 17-Oct-2024
Citation: FREIRES, Lucas Ferreira Rodrigues. O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE ESCOPO SEGUNDO O PMBOK: UMA APLICAÇÃO DO CHATGPT. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Gestão da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O escopo de um projeto define os objetivos, entregas e limites necessários para garantir o sucesso do projeto. Um gerenciamento eficaz do escopo é fundamental para o planejamento, execução e controle do projeto. Mediante a isso, as ferramentas de inteligência artificial (IA) têm se destacado como poderosas aliadas dos profissionais de diversas áreas. Este trabalho tem como objetivo explorar o papel das inteligências artificiais (IA) no desenvolvimento do escopo de projetos, investigando como ferramentas e tecnologias baseadas em IA podem auxiliar no desenvolvimento do escopo, conforme as diretrizes do PMBOK. Por fim, o trabalho discute os desafios e limitações do uso de IA nessa área, além de sugerir boas práticas para a integração dessas tecnologias nos processos de gerenciamento de projetos. Acerca dos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica. Os resultados indicam que o ChatGPT pode auxiliar e trazer ideias para os projetos em curso, sendo que será necessário que a equipe envolvida avalie as respostas de forma crítica para adequá-las ao projeto.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58510
Appears in Collections:TCC - Gestão da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Lucas Ferreira Rodrigues Freires.pdfTCC Lucas Ferreira Rodrigues Freires2,46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons