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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58544

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDINIZ, Flávio Eduardo Gomes-
dc.contributor.authorSILVA FILHO, João Carlos Alves da-
dc.date.accessioned2024-11-06T12:53:01Z-
dc.date.available2024-11-06T12:53:01Z-
dc.date.issued2024-10-22-
dc.date.submitted2024-11-05-
dc.identifier.citationFILHO, João Carlos Alves da Silva. Controle tecnológico de concreto: um estudo de caso em torre residencial de paredes de concreto moldadas “in loco” no município de Caruaru/PE. 2024. Trabalho de conclusão de curso (engenharia civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58544-
dc.description.abstractO surgimento do sistema construtivo de paredes de concreto armado moldadas no local no Brasil remonta ao final do século XX, quando começou a ser utilizado visando resolver um déficit no número de empreendimentos habitacionais no país. O modelo foi desenvolvido inicialmente em países como Estados Unidos e Canadá e, com o tempo, foi sendo aprimorado e moldado às necessidades e condições específicas do mercado brasileiro, se mostrando uma alternativa aos métodos tradicionais de construção. A qualidade do concreto nesse tipo de empreendimento é de grande importância para obter resultados satisfatórios quanto à durabilidade das estruturas. O controle tecnológico do concreto consiste na realização de uma série de medidas adotadas ao longo do processo de produção do concreto monitorando as resistências e outras propriedades nos estados fresco e endurecido. O presente trabalho teve por objetivo apresentar os resultados do controle tecnológico do concreto em uma torre residencial de 9 pavimentos, localizada no município de Caruaru no estado de Pernambuco, construída no sistema de paredes de concreto armado moldadas “in loco”. Para desenvolver este trabalho foram examinadas as etapas utilizadas para a realização dos procedimentos do controle tecnológico, apresentando características específicas do processo. Para o concreto em seu estado fresco foram comparados os resultados do ensaio de abatimento de tronco de cone obtidos para cada caminhão-betoneira utilizado com os valores especificados em projeto. Já para o concreto em seu estado endurecido foi realizada a análise dos resultados da resistência à compressão do concreto obtidas pelo rompimento dos corpos de prova de cada caminhão-betoneira nas idades e Fcks especificados em projeto. Para o concreto em seu estado fresco apenas um caminhão-betoneira mostrou-se divergente do que foi solicitado e, contudo, ao avaliar os resultados desse concreto no estado endurecido não houve maiores problemas. Para o concreto em seu estado endurecido todo o concreto utilizado na execução do empreendimento apresentou resultados satisfatórios havendo apenas variação em alguns casos na idade em que essa validação foi obtida. Por fim, constatou-se que, de acordo com o controle tecnológico do concreto da torre do empreendimento estudado neste trabalho, todo o concreto foi aceito e não houve necessidade de nenhum tipo de intervenção para aprimoramento de resistência. Palavras-chave: concreto; controle tecnológico; resistência à compressão.pt_BR
dc.format.extent33p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConcretopt_BR
dc.subjectControle tecnológicopt_BR
dc.subjectResistência à compressãopt_BR
dc.titleControle tecnológico de concreto: um estudo de caso em torre residencial de paredes de concreto moldadas “in loco” no município de Caruaru/PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8510638545401556pt_BR
dc.description.abstractxThe emergence of the reinforced concrete wall construction system molded on-site in Brazil dates back to the late 20th century, when it began to be used to address a deficit in the number of housing developments in the country. This model was initially developed in countries such as the United States and Canada and has since been refined to meet the specific needs and conditions of the Brazilian market, proving to be an alternative to traditional construction methods. The quality of the concrete in this type of project is crucial for achieving satisfactory results regarding the durability of the structures. Technological control of the concrete involves a series of measures taken throughout the concrete production process, monitoring the strength and other properties in both fresh and hardened states. The objective of this thesis was to present the results of the technological control of concrete in a 9-story residential tower located in the municipality of Caruaru in the state of Pernambuco, built using the “in loco” molded reinforced concrete wall system. This study examined the steps involved in implementing the technological control procedures, highlighting specific characteristics of the process. For the fresh concrete, the results of the slump cone test for each concrete truck used were compared with the values specified in the project. For the hardened concrete, the analysis involved the compressive strength results obtained by breaking the test specimens from each concrete mixer truck at the specified ages and Fck values. For the fresh concrete, only one truck showed a divergence from the specified requirements; however, upon evaluating the results of this concrete in its hardened state, there were no significant issues. For the hardened concrete, all the concrete used in the construction project yielded satisfactory results, with only some variations in the ages at which validation was obtained. Finally, it was found that, according to the technological control of the concrete in the tower studied in this work, all the concrete was accepted, and no interventions were necessary to enhance its strength. Keywords: concrete; technological control; compressive strength.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

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