Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58544

Compartilhe esta página

Title: Controle tecnológico de concreto: um estudo de caso em torre residencial de paredes de concreto moldadas “in loco” no município de Caruaru/PE.
Authors: SILVA FILHO, João Carlos Alves da
Keywords: Concreto; Controle tecnológico; Resistência à compressão
Issue Date: 22-Oct-2024
Citation: FILHO, João Carlos Alves da Silva. Controle tecnológico de concreto: um estudo de caso em torre residencial de paredes de concreto moldadas “in loco” no município de Caruaru/PE. 2024. Trabalho de conclusão de curso (engenharia civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: O surgimento do sistema construtivo de paredes de concreto armado moldadas no local no Brasil remonta ao final do século XX, quando começou a ser utilizado visando resolver um déficit no número de empreendimentos habitacionais no país. O modelo foi desenvolvido inicialmente em países como Estados Unidos e Canadá e, com o tempo, foi sendo aprimorado e moldado às necessidades e condições específicas do mercado brasileiro, se mostrando uma alternativa aos métodos tradicionais de construção. A qualidade do concreto nesse tipo de empreendimento é de grande importância para obter resultados satisfatórios quanto à durabilidade das estruturas. O controle tecnológico do concreto consiste na realização de uma série de medidas adotadas ao longo do processo de produção do concreto monitorando as resistências e outras propriedades nos estados fresco e endurecido. O presente trabalho teve por objetivo apresentar os resultados do controle tecnológico do concreto em uma torre residencial de 9 pavimentos, localizada no município de Caruaru no estado de Pernambuco, construída no sistema de paredes de concreto armado moldadas “in loco”. Para desenvolver este trabalho foram examinadas as etapas utilizadas para a realização dos procedimentos do controle tecnológico, apresentando características específicas do processo. Para o concreto em seu estado fresco foram comparados os resultados do ensaio de abatimento de tronco de cone obtidos para cada caminhão-betoneira utilizado com os valores especificados em projeto. Já para o concreto em seu estado endurecido foi realizada a análise dos resultados da resistência à compressão do concreto obtidas pelo rompimento dos corpos de prova de cada caminhão-betoneira nas idades e Fcks especificados em projeto. Para o concreto em seu estado fresco apenas um caminhão-betoneira mostrou-se divergente do que foi solicitado e, contudo, ao avaliar os resultados desse concreto no estado endurecido não houve maiores problemas. Para o concreto em seu estado endurecido todo o concreto utilizado na execução do empreendimento apresentou resultados satisfatórios havendo apenas variação em alguns casos na idade em que essa validação foi obtida. Por fim, constatou-se que, de acordo com o controle tecnológico do concreto da torre do empreendimento estudado neste trabalho, todo o concreto foi aceito e não houve necessidade de nenhum tipo de intervenção para aprimoramento de resistência. Palavras-chave: concreto; controle tecnológico; resistência à compressão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58544
Appears in Collections:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC João Carlos Alves da Silva Filho.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons