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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58623
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Título: | O processo de didatização da música popular por Carol Panesi : trajetória, formação e gestos didáticos |
Autor(es): | CUNHA, Amanda Cabral da |
Palavras-chave: | Didatização da música popular; Carol Panesi; Ensino da música popular; Violino |
Data do documento: | 2-Set-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | CUNHA, Amanda Cabral da. O processo de didatização da música popular por Carol Panesi: trajetória, formação e gestos didáticos. 2024. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Este trabalho analisou a didatização de práticas populares no ensino do violino da professora e artista Carol Panesi através da pergunta: “Como pode ocorrer o processo de didatização da música popular no violino?" A pesquisa escolheu como caso a didatização feita pela violinista Carol Panesi, uma vez que ela elaborou uma metodologia própria com base nas experiências musicais que teve ao fundir seus conhecimentos aprendidos no Conservatório Brasileiro de Música e a Orquestra Família (Projeto do Itiberê Zwarg), baseando seu ensinamento de improvisação e criatividade em três pilares: rítmico, melódico e harmônico. Os objetivos específicos foram: compreender as funções e características do ensino tradicional no violino, compreender as características da aprendizagem musical popular e refletir sobre a junção das duas práticas adaptadas para o ensino do violino. Por fim, concluiu-se que, para trabalhar práticas populares no ensino-aprendizagem do violino, não é necessário afastar-se das metodologias tradicionais, mas agregá-las de modo a complementar uma construção técnica e musical mais ampla. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58623 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Música |
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