Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58623

Compartilhe esta página

Título: O processo de didatização da música popular por Carol Panesi : trajetória, formação e gestos didáticos
Autor(es): CUNHA, Amanda Cabral da
Palavras-chave: Didatização da música popular; Carol Panesi; Ensino da música popular; Violino
Data do documento: 2-Set-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CUNHA, Amanda Cabral da. O processo de didatização da música popular por Carol Panesi: trajetória, formação e gestos didáticos. 2024. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este trabalho analisou a didatização de práticas populares no ensino do violino da professora e artista Carol Panesi através da pergunta: “Como pode ocorrer o processo de didatização da música popular no violino?" A pesquisa escolheu como caso a didatização feita pela violinista Carol Panesi, uma vez que ela elaborou uma metodologia própria com base nas experiências musicais que teve ao fundir seus conhecimentos aprendidos no Conservatório Brasileiro de Música e a Orquestra Família (Projeto do Itiberê Zwarg), baseando seu ensinamento de improvisação e criatividade em três pilares: rítmico, melódico e harmônico. Os objetivos específicos foram: compreender as funções e características do ensino tradicional no violino, compreender as características da aprendizagem musical popular e refletir sobre a junção das duas práticas adaptadas para o ensino do violino. Por fim, concluiu-se que, para trabalhar práticas populares no ensino-aprendizagem do violino, não é necessário afastar-se das metodologias tradicionais, mas agregá-las de modo a complementar uma construção técnica e musical mais ampla.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58623
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Amanda Cabral Da Cunha.pdf905,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons