Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58748

Compartilhe esta página

Título: Bacharelado em ciências contábeis: percepção dos estudantes do ensino médio do estado de Pernambuco quanto a escolha da profissão.
Autor(es): CAVALCANTI, Isabel de Araújo
Palavras-chave: Contabilidade; Ensino médio; Percepção estudantil; Profissão contábil; Educação
Data do documento: 6-Set-2024
Citação: CAVALCANTI, Isabel de Araújo. Bacharelado em ciências contábeis: percepção dos estudantes do ensino médio do estado de Pernambuco quanto a escolha da profissão. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo identificar a percepção dos alunos do ensino médio acerca da profissão contábil. Além disso, visa identificar o conhecimento, o interesse e as expectativas desses estudantes em relação à carreira de contabilidade. Para tanto, foram aplicados dois questionários online, distribuídos via Google Forms, e realizada uma apresentação para o grupo de alunos. O primeiro questionário abordou a identificação dos respondentes, como gênero, idade e curso técnico, além de mapear o conhecimento sobre a contabilidade e a profissão de contador. Posteriormente, foi realizada uma apresentação sobre as funções, habilidades, áreas de atuação e mercado de trabalho na contabilidade e distribuído um segundo questionário para mapear a percepção dos alunos após a apresentação. A análise das respostas revelou que muitos estudantes associam a contabilidade à área de exatas, destacando o uso da matemática como principal atividade do contador. No entanto, após a apresentação 62,5% dos alunos demonstraram interesse em buscar mais informações sobre a profissão. Inicialmente apenas 10% dos alunos manifestaram interesse em seguir a carreira contábil, posterior a apresentação, 75% responderam que talvez considerariam a profissão. O estudo evidencia a importância de informar e educar os jovens sobre as diversas possibilidades e a relevância da contabilidade, desmistificando conceitos errôneos e promovendo uma visão mais ampla e precisa da profissão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58748
Aparece nas coleções:(TCC) - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Isabel de Araújo Cavalcanti.pdf1,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons