Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58774

Compartilhe esta página

Título: Onde está o livro didático? desdobramentos do programa nacional do livro didático para educação de jovens e adultos (pnld - eja) durante o governo de 2019 a 2022
Autor(es): SILVA, Elizandra Matos
CARDOSO, Lucas Antônio Ribeiro
Palavras-chave: Livro Didático; Jovens e Adultos; PNLD EJA; Políticas Educacionais
Data do documento: 18-Mar-2024
Citação: SILVA, Elizandra Matos da. CARDOSO, Lucas Antônio Ribeiro. ONDE ESTÁ O LIVRO DIDÁTICO? DESDOBRAMENTOS DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PNLD - EJA) DURANTE O GOVERNO DE 2019 a 2022. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O artigo aqui apresentado construiu uma discussão acerca da relação entre o Programa Nacional do Livro Didático – PNLD para Educação de Jovens e Adultos e o cenário das políticas educacionais do período de 2019 a 2022., identificamos como houve uma descontinuidade no referido programa ainda em 2019. Nosso trabalho apoiou sua discussão dos aportes teóricos de Stephen Ball (2001), Mainardes (2006) e Dardot e Laval (2016), Lima (2015) que nos permitiram compreender a compreender os elementos do jogo político que é do campo educacional e as nuances que emergem a partir da racionalidade neoliberal sobre os objetivos da educação e consequentemente da escola. Partindo de uma perspectiva qualitativa de pesquisa (Minayo, 2001), relacionamos a EJA e suas funcionalidades de acordo com o Parecer 11/2000 do Conselho Nacional de Educação com a política do livro didático, concluindo que no período analisado não houve continuidade do PNLD/EJA e muito menos um fortalecimento dessa política, resultando numa ausência e descaso com uma das modalidades da educação brasileira.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58774
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Elizandra Matos da Silva e Lucas Antônio Ribeiro Cardoso.pdf273,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons