Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58786
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SALLES, Conceição Gislâne Nóbrega Lima de | - |
dc.contributor.author | SILVA JUNIOR, José Roberto da | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-13T13:32:33Z | - |
dc.date.available | 2024-11-13T13:32:33Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-17 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA JÚNIOR, José Roberto da. A experiência com a linguagem musical no cotidiano da educação infantil: o que dizem os/as professores/as?. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58786 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa surge a partir das inquietações que emergem do chão da escola e do percurso formativo, nos quais pudemos compreender que a Educação Infantil é uma etapa importante da educação básica. Partindo disso, observa-se a importância das diversas linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) a serem mobilizadas nesta etapa da educação, embora o tempo destinado às linguagens sejam reduzidos. Assim, neste estudo, destacamos a importância da linguagem musical na Educação Infantil, vista para além do utilitário ou reduzido. Dessa forma, temos como objetivo geral, neste trabalho, compreender como os/as docentes da educação infantil de uma instituição municipal de ensino de um município do agreste mobilizam a experiência musical em sua prática docente. Como intercessores teóricos no auxílio das discussões aqui propostas, contamos com o auxílio de Ferreira (2013), Gonçalves (2022), Kohan (2003; 2007), Corazza (2001), Larrosa (2016), Cunha (2005), dentre outros, além dos documentos oficiais RCNEI (Brasil, 1998), DCNEI (Brasil, 2010) e BNCC (Brasil, 2017). Do ponto de vista metodológico, foram realizadas entrevistas (Lüdke; André, 1986) com a participação de 4 professores/as de uma instituição municipal de ensino localizada no interior pernambucano; os dados gerados foram apreciados pela técnica de análise de conteúdo (Bardin, 1977). Enquanto resultados, percebemos que a linguagem musical está presente nas práticas dos/das docentes e sua relevância é notável. Também observamos que, apesar da contribuição que a linguagem musical proporciona, o espaço dela ainda é secundário, atrelado a exigências de outras habilidades que as crianças precisam aprender. Por fim, acreditamos que é necessário a criação de linhas mais estéticas que mobilizem composições mais intensas e menos superficiais da linguagem musical no currículo da Educação Infantil. | pt_BR |
dc.format.extent | 28p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Linguagem musical | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.title | A experiência com a linguagem musical no cotidiano da educação infantil: o que dizem os/as professores/as? | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9594229630760482 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8110858923692305 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research arises from the concerns that emerge from the school floor and the educational path, in which we were able to understand that Early Childhood Education is a very important stage of basic education. Based on this, we observe the importance of the different languages to be mobilized in this stage of education, although the time allocated to these languages is reduced. Thus, in this study, we highlight the importance of musical language in Early Childhood Education, seen beyond the utilitarian or reduced. Thus, our general objective in this work is to understand how early childhood education teachers at a municipal educational institution in a municipality in the backlands mobilize musical experience in their teaching practice. As theoretical intercessors in assisting the discussions proposed here, we count on the assistance of Ferreira (2013), Gonçalves (2022), Kohan (2003; 2007), Corazza (2001), Larrosa (2016), Cunha (2005), among others, in addition to the official documents RCNEI (Brazil, 1998), DCNEI (Brazil, 2010) and BNCC (Brazil, 2017). From a methodological point of view, interviews were conducted (Lüdke; André, 1986) with the participation of 4 teachers from a municipal educational institution located in the interior of Pernambuco; the data generated there were assessed using the content analysis technique (Bardin, 1977). As results, we perceive that musical language is present in the practices of teachers and its relevance is remarkable. We also observed that despite the contribution that musical language provides, its space is still secondary, tied to the demands of other content that children need to learn. Finally, we believe that it is necessary to create more aesthetic lines that mobilize more intense and less superficial compositions of musical language in the Early Childhood Education curriculum. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - José Roberto da Silva Júnior.pdf | 365,96 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons