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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58786

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSALLES, Conceição Gislâne Nóbrega Lima de-
dc.contributor.authorSILVA JUNIOR, José Roberto da-
dc.date.accessioned2024-11-13T13:32:33Z-
dc.date.available2024-11-13T13:32:33Z-
dc.date.issued2024-10-17-
dc.date.submitted2024-10-17-
dc.identifier.citationSILVA JÚNIOR, José Roberto da. A experiência com a linguagem musical no cotidiano da educação infantil: o que dizem os/as professores/as?. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58786-
dc.description.abstractA presente pesquisa surge a partir das inquietações que emergem do chão da escola e do percurso formativo, nos quais pudemos compreender que a Educação Infantil é uma etapa importante da educação básica. Partindo disso, observa-se a importância das diversas linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) a serem mobilizadas nesta etapa da educação, embora o tempo destinado às linguagens sejam reduzidos. Assim, neste estudo, destacamos a importância da linguagem musical na Educação Infantil, vista para além do utilitário ou reduzido. Dessa forma, temos como objetivo geral, neste trabalho, compreender como os/as docentes da educação infantil de uma instituição municipal de ensino de um município do agreste mobilizam a experiência musical em sua prática docente. Como intercessores teóricos no auxílio das discussões aqui propostas, contamos com o auxílio de Ferreira (2013), Gonçalves (2022), Kohan (2003; 2007), Corazza (2001), Larrosa (2016), Cunha (2005), dentre outros, além dos documentos oficiais RCNEI (Brasil, 1998), DCNEI (Brasil, 2010) e BNCC (Brasil, 2017). Do ponto de vista metodológico, foram realizadas entrevistas (Lüdke; André, 1986) com a participação de 4 professores/as de uma instituição municipal de ensino localizada no interior pernambucano; os dados gerados foram apreciados pela técnica de análise de conteúdo (Bardin, 1977). Enquanto resultados, percebemos que a linguagem musical está presente nas práticas dos/das docentes e sua relevância é notável. Também observamos que, apesar da contribuição que a linguagem musical proporciona, o espaço dela ainda é secundário, atrelado a exigências de outras habilidades que as crianças precisam aprender. Por fim, acreditamos que é necessário a criação de linhas mais estéticas que mobilizem composições mais intensas e menos superficiais da linguagem musical no currículo da Educação Infantil.pt_BR
dc.format.extent28p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguagem musicalpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleA experiência com a linguagem musical no cotidiano da educação infantil: o que dizem os/as professores/as?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9594229630760482pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8110858923692305pt_BR
dc.description.abstractxThis research arises from the concerns that emerge from the school floor and the educational path, in which we were able to understand that Early Childhood Education is a very important stage of basic education. Based on this, we observe the importance of the different languages to be mobilized in this stage of education, although the time allocated to these languages is reduced. Thus, in this study, we highlight the importance of musical language in Early Childhood Education, seen beyond the utilitarian or reduced. Thus, our general objective in this work is to understand how early childhood education teachers at a municipal educational institution in a municipality in the backlands mobilize musical experience in their teaching practice. As theoretical intercessors in assisting the discussions proposed here, we count on the assistance of Ferreira (2013), Gonçalves (2022), Kohan (2003; 2007), Corazza (2001), Larrosa (2016), Cunha (2005), among others, in addition to the official documents RCNEI (Brazil, 1998), DCNEI (Brazil, 2010) and BNCC (Brazil, 2017). From a methodological point of view, interviews were conducted (Lüdke; André, 1986) with the participation of 4 teachers from a municipal educational institution located in the interior of Pernambuco; the data generated there were assessed using the content analysis technique (Bardin, 1977). As results, we perceive that musical language is present in the practices of teachers and its relevance is remarkable. We also observed that despite the contribution that musical language provides, its space is still secondary, tied to the demands of other content that children need to learn. Finally, we believe that it is necessary to create more aesthetic lines that mobilize more intense and less superficial compositions of musical language in the Early Childhood Education curriculum.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
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