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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58786

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Title: A experiência com a linguagem musical no cotidiano da educação infantil: o que dizem os/as professores/as?
Authors: SILVA JUNIOR, José Roberto da
Keywords: Linguagem musical; Educação Infantil; Currículo
Issue Date: 17-Oct-2024
Citation: SILVA JÚNIOR, José Roberto da. A experiência com a linguagem musical no cotidiano da educação infantil: o que dizem os/as professores/as?. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: A presente pesquisa surge a partir das inquietações que emergem do chão da escola e do percurso formativo, nos quais pudemos compreender que a Educação Infantil é uma etapa importante da educação básica. Partindo disso, observa-se a importância das diversas linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) a serem mobilizadas nesta etapa da educação, embora o tempo destinado às linguagens sejam reduzidos. Assim, neste estudo, destacamos a importância da linguagem musical na Educação Infantil, vista para além do utilitário ou reduzido. Dessa forma, temos como objetivo geral, neste trabalho, compreender como os/as docentes da educação infantil de uma instituição municipal de ensino de um município do agreste mobilizam a experiência musical em sua prática docente. Como intercessores teóricos no auxílio das discussões aqui propostas, contamos com o auxílio de Ferreira (2013), Gonçalves (2022), Kohan (2003; 2007), Corazza (2001), Larrosa (2016), Cunha (2005), dentre outros, além dos documentos oficiais RCNEI (Brasil, 1998), DCNEI (Brasil, 2010) e BNCC (Brasil, 2017). Do ponto de vista metodológico, foram realizadas entrevistas (Lüdke; André, 1986) com a participação de 4 professores/as de uma instituição municipal de ensino localizada no interior pernambucano; os dados gerados foram apreciados pela técnica de análise de conteúdo (Bardin, 1977). Enquanto resultados, percebemos que a linguagem musical está presente nas práticas dos/das docentes e sua relevância é notável. Também observamos que, apesar da contribuição que a linguagem musical proporciona, o espaço dela ainda é secundário, atrelado a exigências de outras habilidades que as crianças precisam aprender. Por fim, acreditamos que é necessário a criação de linhas mais estéticas que mobilizem composições mais intensas e menos superficiais da linguagem musical no currículo da Educação Infantil.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58786
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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