Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58787

Compartilhe esta página

Título: ANÁLISE DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO NAS DISCIPLINAS BÁSICAS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS.
Autor(es): TEODOZIO, Deyse Kérolly Duarte
Palavras-chave: Aprendizagem.; Ensino.; Tecnologia Digital da Informação e Comunicação.; Gestão da Informação.
Data do documento: 17-Out-2024
Citação: TEODOZIO, Deyse Kérolly Duarte. Análise do Uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação: Um Estudo nas Disciplinas Básicas do Ensino Médio de Escolas Públicas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Gestão da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este estudo se concentra em analisar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nas disciplinas básicas do Ensino Médio em escolas públicas, buscando entender como essas ferramentas influenciam o processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi realizada em cinco escolas públicas localizadas no município de Jaboatão dos Guararapes- PE. Adotou-se uma abordagem descritiva e quantitativa, utilizando uma análise fatorial para interpretar os dados obtidos. Foram coletadas 172 respostas por meio do questionário aplicado aos alunos, para identificar a frequência de uso das TDICs nas disciplinas básicas. A análise dos resultados revelou um nível de desigualdade de gênero no uso das ferramentas tecnológicas no ambiente escolar. Constatou-se também que os dispositivos tecnológicos mais utilizados pelos estudantes são os dispositivos móveis, computadores, softwares, aplicativos educacionais e projetores. Por outro lado, ferramentas como o quadro interativo e a lousa digital são pouco utilizadas, evidenciando que, apesar de disponíveis em algumas escolas, esses recursos ainda não foram integrados nas aulas. Observou-se que a presença das TDICs na sala de aula está diretamente relacionada ao processo de ensino e aprendizagem dentro disciplinas como aparatos essenciais para a construção do conhecimento e o desenvolvimento das atividades pedagógicas. Além disso, os resultados da análise mostram dificuldades existentes com relação a infraestrutura adequada para utilização dessas ferramentas tecnológicas, como a falta de computadores, internet de qualidade e outros equipamentos necessários, o que limita a capacidade dos alunos e professores efetivar o uso eficaz das TIDCs.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58787
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Deyse Kérolly Duarte Teodozio.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons