Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58906

Compartilhe esta página

Título: Alternativas no diagnóstico laboratorial da esquistossomose mansônica: uma revisão integrativa
Autor(es): SILVA, Gabriel Ferreira da
Palavras-chave: Diagnóstico Laboratorial; Especificidade; Schistosoma mansoni; Sensibilidade
Data do documento: 8-Out-2024
Citação: SILVA, Gabriel Ferreira. Alternativas no diagnóstico laboratorial da esquistossomose mansônica: uma revisão integrativa. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Farmácia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A esquistossomose mansônica é uma doença parasitária causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni. O diagnóstico laboratorial preconizado pela OMS é baseado no método parasitológico Kato-Katz que avalia a quantidade de ovos presentes nas fezes do indivíduo infectado. Entretanto, o método apresenta baixa sensibilidade, especialmente, em áreas de baixa endemicidade, sendo subestimada a prevalência da doença em regiões com indivíduos que apresentam baixa carga parasitária. Sendo assim, o trabalho teve como objetivo avaliar e discutir alternativas no diagnóstico laboratorial da esquistossomose mansônica. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, visando sintetizar de maneira sistemática os resultados de pesquisas sobre alternativas no diagnóstico laboratorial da esquistossomose mansônica. A revisão seguiu seis etapas: definição do tema e questões norteadoras, seleção de critérios de inclusão/exclusão abrangendo artigos publicados entre 2013 a 2023 nos idiomas português e inglês, categorização das informações, avaliação e interpretação dos estudos, e apresentação dos dados. A busca foi realizada nas bases BVS, PubMed, Scielo e Scopus, utilizando descritores em inglês “Laboratory diagnosis”, “Schistosoma mansoni”, “Sensitivity” e “Specificity”, utilizando o operador booleano AND. Foram selecionadas 181 publicações para leitura de título, sendo incluídos 11 na revisão integrativa. Os resultados indicaram que, embora o método de Kato-Katz continue a ser utilizado, sua baixa sensibilidade em áreas de baixa endemicidade subestima a prevalência da esquistossomose. Alternativas diagnósticas mais sensíveis, como a PCR, ELISA, Helmintex e o POC-CCA mostraram-se promissoras na detecção de infecções, apesar da variabilidade nos parâmetros de sensibilidade e especificidade nos diferentes estudos. Em contrapartida, o método de Gradiente Salino não apresentou sensibilidade satisfatória. Portanto, a implementação de novos métodos no diagnóstico da esquistossomose mansônica precisam de mais estudos para padronização e reprodutibilidade dos resultados, de forma a oferecer avanços na detecção precoce, na vigilância epidemiológica e no monitoramento do tratamento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58906
Aparece nas coleções:(TCC) - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALTERNATIVAS NO DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DA ESQUISTOSSOMOSE MANSÔNICA UMA REVISÃO INTEGRATIVA.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons