Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58932
Comparte esta pagina
Título : | Aplicação de um jogo interdisciplinar sobre morcegos e anfíbios como proposta de metodologia ativa para o ensino de zoologia |
Autor : | FERREIRA, Alexsandra da Silva |
Palabras clave : | Anfíbios; Biodiversidade; Interdisciplinaridade; Morcegos; Recursos didáticos |
Fecha de publicación : | 1-oct-2024 |
Citación : | FERREIRA, Alexsandra da Silva. Aplicação de um jogo interdisciplinar sobre morcegos e anfíbios como proposta de metodologia ativa para o ensino de zoologia. 2024. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico da Vitória, Vitória de Santo Antão, 2024. |
Resumen : | Morcegos e anfíbios, embora frequentemente vistos de forma negativa pela sociedade, desempenham papéis ecológicos essenciais. O Brasil, especialmente o estado de Pernambuco, abriga uma rica biodiversidade dessas espécies. Entretanto, pesquisas revelam que estudantes do ensino básico possuem conhecimento limitado sobre esses animais, o que é agravado pela abordagem insuficiente do tema nos livros didáticos. Para enfrentar essa deficiência, o uso de jogos didáticos surge como uma solução eficaz, ao desmistificar conceitos equivocados e promover o aprendizado de maneira lúdica e interdisciplinar. Com esse objetivo, foi aplicado o jogo de tabuleiro "Jogar e Aprender: Desbravando o Mundo dos Anfíbios e Morcegos de Pernambuco", que integra conhecimentos de diversas áreas, como biologia, geografia, história e matemática. A pesquisa foi conduzida com alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Escola Estadual de Ensino Médio Tristão Ferreira Bessa, com o intuito de avaliar o uso do jogo como recurso pedagógico. O jogo é composto por um tabuleiro que representa o mapa de Pernambuco, acompanhado de cartas contendo informações sobre biomas, geografia local e espécies ameaçadas. Sua aplicação teve como objetivos desmistificar morcegos e anfíbios e comparar as diferentes perspectivas de estudantes do ensino médio e de estudantes de ensino superior (futuros professores) sobre o uso de jogos didáticos em sala de aula. Além disso, o jogo visa promover o aprendizado interdisciplinar e estimular uma maior conscientização sobre a importância dessas espécies para o equilíbrio do ecossistema. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58932 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alexsandra da Silva Ferreira - TCC.pdf Artículo embargado hasta 2025-11-27 | 775,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons