Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58945
Compartilhe esta página
Título: | Estatística, literatura infantil e negritude: ensino e aprendizagem de forma interdisciplinar |
Autor(es): | MENESES, Carla Cristina Cabral |
Palavras-chave: | Educação Estatística; Literatura Infantil; Negritude; Interdisciplinaridade |
Data do documento: | 25-Jul-2024 |
Citação: | MENESES, Carla. Estatística, Literatura Infantil e Negritude: Ensino e Aprendizagem de forma interdisciplinar. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | O objetivo dessa pesquisa foi analisar como a literatura infantil pode auxiliar alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a realizar pesquisas envolvendo todas as fases do ciclo investigativo e reflexões sobre negritude. Para tal, foram realizados dois dias de intervenção, com dois livros de literatura infantil que abordavam negritude. Partindo da situação problema colocada na história, os alunos realizavam uma pesquisa estatística e depois comparavam com o enredo do livro. Foi observado que eles se apropriaram dos conceitos estatísticos envolvidos em uma pesquisa (objetivo; hipótese; amostra; coleta, representação e análise dos dados: conclusão e tomada decisões), desenvolveram a argumentação oral e refletiram sobre questões de negritude de forma interdisciplinar. A vivência da estatística em sua função social e a criação de imaginários positivos com o protagonismo negro foram vivenciados e apreendidos pelos alunos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58945 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Carla Cristina Cabral Meneses.docx.pdf | 4,71 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons