Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58945

Compartilhe esta página

Título: Estatística, literatura infantil e negritude: ensino e aprendizagem de forma interdisciplinar
Autor(es): MENESES, Carla Cristina Cabral
Palavras-chave: Educação Estatística; Literatura Infantil; Negritude; Interdisciplinaridade
Data do documento: 25-Jul-2024
Citação: MENESES, Carla. Estatística, Literatura Infantil e Negritude: Ensino e Aprendizagem de forma interdisciplinar. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O objetivo dessa pesquisa foi analisar como a literatura infantil pode auxiliar alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a realizar pesquisas envolvendo todas as fases do ciclo investigativo e reflexões sobre negritude. Para tal, foram realizados dois dias de intervenção, com dois livros de literatura infantil que abordavam negritude. Partindo da situação problema colocada na história, os alunos realizavam uma pesquisa estatística e depois comparavam com o enredo do livro. Foi observado que eles se apropriaram dos conceitos estatísticos envolvidos em uma pesquisa (objetivo; hipótese; amostra; coleta, representação e análise dos dados: conclusão e tomada decisões), desenvolveram a argumentação oral e refletiram sobre questões de negritude de forma interdisciplinar. A vivência da estatística em sua função social e a criação de imaginários positivos com o protagonismo negro foram vivenciados e apreendidos pelos alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58945
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Carla Cristina Cabral Meneses.docx.pdf4,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons