Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58945

Comparte esta pagina

Título : Estatística, literatura infantil e negritude: ensino e aprendizagem de forma interdisciplinar
Autor : MENESES, Carla Cristina Cabral
Palabras clave : Educação Estatística; Literatura Infantil; Negritude; Interdisciplinaridade
Fecha de publicación : 25-jul-2024
Citación : MENESES, Carla. Estatística, Literatura Infantil e Negritude: Ensino e Aprendizagem de forma interdisciplinar. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O objetivo dessa pesquisa foi analisar como a literatura infantil pode auxiliar alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a realizar pesquisas envolvendo todas as fases do ciclo investigativo e reflexões sobre negritude. Para tal, foram realizados dois dias de intervenção, com dois livros de literatura infantil que abordavam negritude. Partindo da situação problema colocada na história, os alunos realizavam uma pesquisa estatística e depois comparavam com o enredo do livro. Foi observado que eles se apropriaram dos conceitos estatísticos envolvidos em uma pesquisa (objetivo; hipótese; amostra; coleta, representação e análise dos dados: conclusão e tomada decisões), desenvolveram a argumentação oral e refletiram sobre questões de negritude de forma interdisciplinar. A vivência da estatística em sua função social e a criação de imaginários positivos com o protagonismo negro foram vivenciados e apreendidos pelos alunos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58945
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Carla Cristina Cabral Meneses.docx.pdf4,71 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons