Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58945

Share on

Title: Estatística, literatura infantil e negritude: ensino e aprendizagem de forma interdisciplinar
Authors: MENESES, Carla Cristina Cabral
Keywords: Educação Estatística; Literatura Infantil; Negritude; Interdisciplinaridade
Issue Date: 25-Jul-2024
Citation: MENESES, Carla. Estatística, Literatura Infantil e Negritude: Ensino e Aprendizagem de forma interdisciplinar. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O objetivo dessa pesquisa foi analisar como a literatura infantil pode auxiliar alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a realizar pesquisas envolvendo todas as fases do ciclo investigativo e reflexões sobre negritude. Para tal, foram realizados dois dias de intervenção, com dois livros de literatura infantil que abordavam negritude. Partindo da situação problema colocada na história, os alunos realizavam uma pesquisa estatística e depois comparavam com o enredo do livro. Foi observado que eles se apropriaram dos conceitos estatísticos envolvidos em uma pesquisa (objetivo; hipótese; amostra; coleta, representação e análise dos dados: conclusão e tomada decisões), desenvolveram a argumentação oral e refletiram sobre questões de negritude de forma interdisciplinar. A vivência da estatística em sua função social e a criação de imaginários positivos com o protagonismo negro foram vivenciados e apreendidos pelos alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58945
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Carla Cristina Cabral Meneses.docx.pdf4,71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons