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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59003
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Título: | O Direito à educação e as dinâmicas de exclusão na América Latina |
Autor(es): | GENTILI, Pablo |
Palavras-chave: | Direito à educação; Exclusão social e educação; Direitos humanos e educação; Política educacional na América Latina; Sistemas nacionais de educação |
Data do documento: | 2009 |
Citação: | GENTILI, Pablo. O Direito à educação e as dinâmicas de exclusão na América Latina. Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 109, set./dez. 2009. p. 1059-1079. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br> |
Abstract: | O presente artigo analisa o complexo processo de produção social da exclusão e seus efeitos no direito à educação. O autor descreve e interpreta três dinâmicas que interferem na realização desse direito nos países da América Latina e no Caribe: a pobreza e a desigualdade estruturais; a segmentação e a diferenciação dos sistemas nacionais de educação; e os sentidos que assume o direito à educação, numa cultura política marcada pelo desprezo aos direitos humanos e pela redução do valor da escolaridade aos efeitos que ela tem na concorrência pelos melhores postos no mercado de trabalho. O texto propõe redefinir a radicalidade do direito à educação como um direito humano fundamental, base para a construção de sociedades mais justas e igualitárias. |
Descrição: | [Todas as notas de rodapé, estão no final do texto] |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59003 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Ciências Sociais Aplicadas |
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GENTILI. O direito a educação e as dinâmicas. p.1059-1079.pdf Acesso restrito | 176,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
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