Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59003
Comparte esta pagina
Título : | O Direito à educação e as dinâmicas de exclusão na América Latina |
Autor : | GENTILI, Pablo |
Palabras clave : | Direito à educação; Exclusão social e educação; Direitos humanos e educação; Política educacional na América Latina; Sistemas nacionais de educação |
Fecha de publicación : | 2009 |
Citación : | GENTILI, Pablo. O Direito à educação e as dinâmicas de exclusão na América Latina. Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 109, set./dez. 2009. p. 1059-1079. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br> |
Resumen : | O presente artigo analisa o complexo processo de produção social da exclusão e seus efeitos no direito à educação. O autor descreve e interpreta três dinâmicas que interferem na realização desse direito nos países da América Latina e no Caribe: a pobreza e a desigualdade estruturais; a segmentação e a diferenciação dos sistemas nacionais de educação; e os sentidos que assume o direito à educação, numa cultura política marcada pelo desprezo aos direitos humanos e pela redução do valor da escolaridade aos efeitos que ela tem na concorrência pelos melhores postos no mercado de trabalho. O texto propõe redefinir a radicalidade do direito à educação como um direito humano fundamental, base para a construção de sociedades mais justas e igualitárias. |
Descripción : | [Todas as notas de rodapé, estão no final do texto] |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59003 |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Ciências Sociais Aplicadas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
GENTILI. O direito a educação e as dinâmicas. p.1059-1079.pdf Acceso restringido | 176,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.