Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59003
Share on
Title: | O Direito à educação e as dinâmicas de exclusão na América Latina |
Authors: | GENTILI, Pablo |
Keywords: | Direito à educação; Exclusão social e educação; Direitos humanos e educação; Política educacional na América Latina; Sistemas nacionais de educação |
Issue Date: | 2009 |
Citation: | GENTILI, Pablo. O Direito à educação e as dinâmicas de exclusão na América Latina. Educ. Soc., Campinas, vol. 30, n. 109, set./dez. 2009. p. 1059-1079. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br> |
Abstract: | O presente artigo analisa o complexo processo de produção social da exclusão e seus efeitos no direito à educação. O autor descreve e interpreta três dinâmicas que interferem na realização desse direito nos países da América Latina e no Caribe: a pobreza e a desigualdade estruturais; a segmentação e a diferenciação dos sistemas nacionais de educação; e os sentidos que assume o direito à educação, numa cultura política marcada pelo desprezo aos direitos humanos e pela redução do valor da escolaridade aos efeitos que ela tem na concorrência pelos melhores postos no mercado de trabalho. O texto propõe redefinir a radicalidade do direito à educação como um direito humano fundamental, base para a construção de sociedades mais justas e igualitárias. |
Description: | [Todas as notas de rodapé, estão no final do texto] |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59003 |
Appears in Collections: | Artigo - Ciências Sociais Aplicadas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GENTILI. O direito a educação e as dinâmicas. p.1059-1079.pdf Restricted Access | 176,26 kB | Adobe PDF | View/Open Item embargoed |
This item is protected by original copyright |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.