Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59032

Share on

Title: A importância do ensino de geografia cultural na construção da identidade dos estudantes do ensino fundamental 2
Authors: EPIFANIO, Érika Carla
Keywords: Currículo escolar; Escola; Ensino de geografia; Geografia cultural; Interdisciplinaridade
Issue Date: 16-Oct-2024
Citation: EPIFANIO, Érika Carla. A importância do ensino de geografia cultural na construção da identidade dos estudantes do ensino fundamental 2. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: No contexto da Geografia brasileira, a Geografia Cultural encontra dificuldades em ter destaque para suas abordagens nos currículos oficiais da Geografia e, também, em ocupar um espaço entre as disciplinas obrigatórias para os cursos de Licenciatura ou Bacharelado em Ciências Geográficas. O papel coadjuvante provém da predominância de assuntos das demais áreas da Geografia Humana que privilegiam uma análise política e econômica em detrimento dos aspectos culturais desde o ensino básico e esse fator reflete significativamente no ensino superior. Visando isto, este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica que buscará compreender como a Geografia Cultural é abordada no ensino fundamental 2 com ênfase na análise da Base Nacional Comum Curricular, além da análise dos estudantes do 6º ao 9º ano sobre essa área para compreender como a defasagem da abordagem da Geografia Cultural no ensino básico influi diretamente no seu espaço nas universidades. Ademais, será feita análise de como o local em que a escola está inserida influencia na visão de como a cultura é percebida pelos estudantes e como contribui para a formação da sua identidade cultural.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59032
Appears in Collections:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Érika Carla Epifanio.pdf1,84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons