Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59118

Share on

Title: Desafios e oportunidades na gestão de produtos em startups universitárias brasileiras: o estudo de caso da Prepi
Authors: SILVEIRA, Mateus Nunes Galdino da
Keywords: Gestão de Produtos Digitais; Ciclo de Vida do Produto; Product Management; Startup; Empreendedorismo Acadêmico; Curva de Adoção de Tecnologia; Metodologias Ágeis
Issue Date: 11-Oct-2024
Citation: NUNES, Mateus Galdino da Silveira. Desafios e oportunidades na gestão de produtos em startups universitárias brasileiras: o estudo de caso da Prepi. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este trabalho analisa a gestão de produtos em startups universitárias brasileiras, com foco nas dificuldades e oportunidades encontradas na aplicação de frameworks globais de gestão no contexto nacional. Utilizando a Prepi, uma startup criada no ambiente acadêmico da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), como estudo de caso, o trabalho investiga como os conceitos de ciclo de vida de produtos, como a curva de adoção de tecnologia e as metodologias ágeis, foram implementados e adaptados para superar os desafios específicos do mercado brasileiro. O estudo também discute as barreiras enfrentadas pela Prepi no processo de busca pelo Product-Market Fit e a superação do abismo na adoção de inovações. Por meio da análise dos dados coletados durante a trajetória da startup, este estudo visa fornecer insights práticos sobre as estratégias de gestão de produtos digitais que podem ser aplicadas em outros contextos de startups no Brasil, destacando as lições aprendidas e as adaptações necessárias para o sucesso no mercado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59118
Appears in Collections:(TCC) - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC-Mateus Nunes Galdino da Silveira.pdf10,22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons