Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59119

Comparte esta pagina

Título : O livro paradidático e seus múltiplos significados no ensino e aprendizagem da radioatividade.
Autor : SILVA, Juliana Torres da
Palabras clave : Ensino de química; Livros paradidáticos; Radioatividade
Fecha de publicación : 17-oct-2024
Citación : SILVA, Juliana. O livro paradidático e seus múltiplos significados no ensino e aprendizagem da radioatividade. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Resumen : Diante das demandas do século atual, a Educação precisa se adaptar a fim de que os estudantes possam desenvolver habilidades próprias deste tempo. Para isso, a BNCC propõe algumas competências e habilidades, as quais podem ser trabalhadas no espaço escolar. No que se refere ao Ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, principalmente, o Ensino de Química, ainda é observada a fragmentação do conhecimento. Com a intenção de amenizar essa lacuna, este trabalho tem o objetivo de investigar a abordagem do tema Radioatividade em uma perspectiva CTS, nos livros paradidáticos publicados nos anos de 1990 a 2010, no Brasil, como potencial recurso didático do tema Radioatividade, no Ensino de Química. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica básica e exploratória de três livros paradidáticos sobre Radioatividade, utilizando categorias de contextualização para classificá-los conforme a abordagem CTS. Ademais, foi possível perceber que os objetivos do trabalho foram alcançados tanto com relação a abordagem CTS nos livros paradidáticos, quanto as possibilidades de uso desses recursos didáticos no Ensino de Química. As três referidas obras podem contribuir para a amenização da fragmentação no ensino dessa temática nos diferentes subtemas tratados no trabalho. Entretanto, os livros paradidáticos também apresentaram limitações, as quais devem ser levadas em consideração, visando o desenvolvimento de uma sociedade crítica e informada, em especial, diante das inúmeras crenças e preconceitos ainda existentes sobre o tema Radioatividade.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59119
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Juliana Torres da Silva.pdf2,07 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons