Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59120
Comparte esta pagina
Título : | Educação e formação humana: um olhar a partir da antropologia de Edith Stein. |
Autor : | FREITAS, Weslley Vandison de |
Palabras clave : | Antropologia; Fenomenologia; Pessoa Humana; Edith Stein |
Fecha de publicación : | 16-oct-2024 |
Citación : | FREITAS, Weslley Vandison de. Educação e formação humana: um olhar a partir da antropologia de Edith Stein. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Resumen : | A discussão sobre formação humana abriu novas possibilidades para refletir sobre o caminho que o ser humano deve percorrer para descobrir a si mesmo. Propõe-se aqui discutir as contribuições da filósofa Edith Stein no processo de formação e autoformação do ser humano. Seu pensamento, embora fundamentado na fenomenologia, assume características próprias da reflexão filosófica. A partir do estudo da obra selecionada da autora e com o uso de uma metodologia qualitativa, realizou-se uma análise bibliográfica numa perspectiva fenomenológica. O estudo constatou que Edith Stein trilhou um caminho singular dentro da fenomenologia, caracterizando e analisando-o à sua maneira. Constatou-se que a autora desenvolve uma antropologia própria, voltada para a práxis pedagógica. Observou-se os destaques que ela faz aos fatores formadores que influenciam no processo de formação e autoformação. Por fim, concluiu-se que o pensamento de Edith Stein é relevante para os dias atuais, mas que é necessário ir além, adotando uma postura crítica que reconheça o contexto histórico em que foi escrito, em contraste com as realidades contemporâneas. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59120 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Weslley Vandison de Freitas.pdf | 577,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons