Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59120

Compartilhe esta página

Título: Educação e formação humana: um olhar a partir da antropologia de Edith Stein.
Autor(es): FREITAS, Weslley Vandison de
Palavras-chave: Antropologia; Fenomenologia; Pessoa Humana; Edith Stein
Data do documento: 16-Out-2024
Citação: FREITAS, Weslley Vandison de. Educação e formação humana: um olhar a partir da antropologia de Edith Stein. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: A discussão sobre formação humana abriu novas possibilidades para refletir sobre o caminho que o ser humano deve percorrer para descobrir a si mesmo. Propõe-se aqui discutir as contribuições da filósofa Edith Stein no processo de formação e autoformação do ser humano. Seu pensamento, embora fundamentado na fenomenologia, assume características próprias da reflexão filosófica. A partir do estudo da obra selecionada da autora e com o uso de uma metodologia qualitativa, realizou-se uma análise bibliográfica numa perspectiva fenomenológica. O estudo constatou que Edith Stein trilhou um caminho singular dentro da fenomenologia, caracterizando e analisando-o à sua maneira. Constatou-se que a autora desenvolve uma antropologia própria, voltada para a práxis pedagógica. Observou-se os destaques que ela faz aos fatores formadores que influenciam no processo de formação e autoformação. Por fim, concluiu-se que o pensamento de Edith Stein é relevante para os dias atuais, mas que é necessário ir além, adotando uma postura crítica que reconheça o contexto histórico em que foi escrito, em contraste com as realidades contemporâneas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59120
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Weslley Vandison de Freitas.pdf577,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons