Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59204

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro-
dc.contributor.authorBARRETO, Sandra da Silva-
dc.date.accessioned2024-12-13T23:33:26Z-
dc.date.available2024-12-13T23:33:26Z-
dc.date.issued2024-10-01-
dc.date.submitted2024-12-13-
dc.identifier.citationBARRETO, Sandra da Silva. As concepções dos professores de sala de aula regular sobre o transtorno do espectro autista (TEA). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59204-
dc.description.abstractO presente estudo investiga as percepções de professores sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em salas de aula regulares, com foco na identificação de barreiras e oportunidades para a inclusão escolar. A metodologia adotada foi qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com 3 (três) professoras da rede pública. O referencial teórico dialoga com autores da área de educação inclusiva e diretrizes legais, como a LDB e a Lei Berenice Pianna, que asseguram direitos a alunos com TEA. Os professores relataram desafios relacionados à falta de formação específica e dificuldades na adequação das atividades pedagógicas. A pesquisa conclui que, para além das boas intenções, há uma necessidade urgente de políticas de formação de professores e suporte para que a inclusão se torne uma prática efetiva e acolhedora no ambiente escolar.pt_BR
dc.format.extent22p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjecteducação inclusivapt_BR
dc.subjectTEApt_BR
dc.subjectconcepção do docentept_BR
dc.subjectpolíticas educacionaispt_BR
dc.titleAs concepções dos professores de sala de aula regular sobre o transtorno do espectro autista (TEA)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8184241806018173pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionaispt_BR
dc.degree.graduationCE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Sandra da Silva Barreto.pdf224,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons