Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59204
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro | - |
dc.contributor.author | BARRETO, Sandra da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-13T23:33:26Z | - |
dc.date.available | 2024-12-13T23:33:26Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-01 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-13 | - |
dc.identifier.citation | BARRETO, Sandra da Silva. As concepções dos professores de sala de aula regular sobre o transtorno do espectro autista (TEA). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59204 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo investiga as percepções de professores sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em salas de aula regulares, com foco na identificação de barreiras e oportunidades para a inclusão escolar. A metodologia adotada foi qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com 3 (três) professoras da rede pública. O referencial teórico dialoga com autores da área de educação inclusiva e diretrizes legais, como a LDB e a Lei Berenice Pianna, que asseguram direitos a alunos com TEA. Os professores relataram desafios relacionados à falta de formação específica e dificuldades na adequação das atividades pedagógicas. A pesquisa conclui que, para além das boas intenções, há uma necessidade urgente de políticas de formação de professores e suporte para que a inclusão se torne uma prática efetiva e acolhedora no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 22p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | TEA | pt_BR |
dc.subject | concepção do docente | pt_BR |
dc.subject | políticas educacionais | pt_BR |
dc.title | As concepções dos professores de sala de aula regular sobre o transtorno do espectro autista (TEA) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8184241806018173 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | (CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionais | pt_BR |
dc.degree.graduation | CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Sandra da Silva Barreto.pdf | 224,04 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons