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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59204

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Título: As concepções dos professores de sala de aula regular sobre o transtorno do espectro autista (TEA)
Autor(es): BARRETO, Sandra da Silva
Palavras-chave: educação inclusiva; TEA; concepção do docente; políticas educacionais
Data do documento: 1-Out-2024
Citação: BARRETO, Sandra da Silva. As concepções dos professores de sala de aula regular sobre o transtorno do espectro autista (TEA). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente estudo investiga as percepções de professores sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em salas de aula regulares, com foco na identificação de barreiras e oportunidades para a inclusão escolar. A metodologia adotada foi qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com 3 (três) professoras da rede pública. O referencial teórico dialoga com autores da área de educação inclusiva e diretrizes legais, como a LDB e a Lei Berenice Pianna, que asseguram direitos a alunos com TEA. Os professores relataram desafios relacionados à falta de formação específica e dificuldades na adequação das atividades pedagógicas. A pesquisa conclui que, para além das boas intenções, há uma necessidade urgente de políticas de formação de professores e suporte para que a inclusão se torne uma prática efetiva e acolhedora no ambiente escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59204
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