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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59204
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Título : | As concepções dos professores de sala de aula regular sobre o transtorno do espectro autista (TEA) |
Autor : | BARRETO, Sandra da Silva |
Palabras clave : | educação inclusiva; TEA; concepção do docente; políticas educacionais |
Fecha de publicación : | 1-oct-2024 |
Citación : | BARRETO, Sandra da Silva. As concepções dos professores de sala de aula regular sobre o transtorno do espectro autista (TEA). 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | O presente estudo investiga as percepções de professores sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em salas de aula regulares, com foco na identificação de barreiras e oportunidades para a inclusão escolar. A metodologia adotada foi qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com 3 (três) professoras da rede pública. O referencial teórico dialoga com autores da área de educação inclusiva e diretrizes legais, como a LDB e a Lei Berenice Pianna, que asseguram direitos a alunos com TEA. Os professores relataram desafios relacionados à falta de formação específica e dificuldades na adequação das atividades pedagógicas. A pesquisa conclui que, para além das boas intenções, há uma necessidade urgente de políticas de formação de professores e suporte para que a inclusão se torne uma prática efetiva e acolhedora no ambiente escolar. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59204 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
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