Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59227
Compartilhe esta página
Título: | Práticas de leitura e compreensão de textos: análise de um livro didático de língua portuguesa do 1º ano aprovado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2023. |
Autor(es): | TELES, Jaqueline de Araújo Pereira |
Palavras-chave: | Alfabetização; Letramento; Práticas de leitura; Livro didático |
Data do documento: | 21-Out-2024 |
Citação: | TELES, Jaqueline de Araújo Pereira. Práticas de leitura e compreensão de textos: análise de um livro didático de língua portuguesa do 1º ano aprovado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2023. 2024. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste, Caruaru, 2024. |
Abstract: | A presente pesquisa objetiva, de um modo geral, investigar como um livro didático de Língua Portuguesa do 1º ano do Ensino Fundamental, aprovado no PNLD 2023, aborda práticas de leitura de textos. O estudo foi desenvolvido por meio da pesquisa documental, com apoio da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que os gêneros textuais dispostos no LD são utilizados mais como pretextos para responder perguntas objetivas e de cópias. Identificamos que, em relação ao que se lê, há um predomínio de textos da tradição oral, o que limita a diversidade de gêneros propostos. Assim, a finalidade das atividades de leitura é, em grande parte, voltada para a “decodificação” e não para uma compreensão mais ampla dos textos. Nas modalidades de leitura, os comandos sugerem que é o professor quem deve ler os textos em voz alta. Nas estratégias de leitura presentes no LD, constatamos que o enfoque está, sobretudo, no uso do texto para trabalhar as letras e os seus sons. Com isso, percebemos que o LD de Língua Portuguesa Bem Me Quer Mais apresenta um retrocesso em relação aos livros didáticos aprovados antes do PNLD 2023, pois ele se sustenta, sobretudo, nos princípios da PNA, que tem como foco o método fônico, trabalhando letra por letra, fonema por fonema, utilizando a pauta caligráfica, com foco a repetição. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59227 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-JAQUELINE DE ARAÚJO PEREIRA TELES (1).pdf | 15,07 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons