Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59247

Comparte esta pagina

Título : Da celulose ao silício: um estudo da relação entre o livro impresso e o suporte de leitura digital na perspectiva ambiental
Autor : MACÊDO, Adriane Louise Barbosa
Palabras clave : livro; sustentabilidade; meio ambiente; informação
Fecha de publicación : 17-oct-2024
Citación : MACÊDO, Adriane Louise Barbosa. Da celulose ao silício: um estudo da relação entre o livro impresso e o suporte de leitura digital na perspectiva ambiental. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : Este estudo tem como escopo paragonar o livro impresso e o suporte digital de leitura, seus impactos ambientais e sociais, comparando seus efeitos no meio ambiente e sociedade, e examinando a viabilidade da adoção de práticas sustentáveis na produção literária. A pesquisa justifica-se a partir da crescente preocupação com a sustentabilidade, e destaca que a exploração desigual dos recursos naturais tem levado ao esgotamento deles, ameaçando a humanidade. A urgência de ações concretas exige a adoção de estratégias que garantam a viabilidade dos recursos, tornando a produção sustentável essencial, inclusive na indústria editorial. Os suportes de leitura estão se transformando com a tecnologia, passando a incluir livros eletrônicos além dos impressos. Embora os livros físicos ainda sejam publicados, novas tecnologias impactam a produção literária e ambos os formatos têm efeitos ambientais significativos. A análise do ciclo de vida sugere que o livro físico é mais sustentável. É possível reduzir ainda mais o impacto de sua produção, utilizando de procedimentos como uso de material reciclado, compensação carbônica e reciclagem cíclica. A adoção de práticas sustentáveis no setor editorial, que pode ser promovida através de políticas públicas de incentivo financeiro e da conscientização social, garante a permanência do livro físico, devido ao seu menor impacto ambiental e ao seu valor cultural, promovendo um futuro editorial responsável. A metodologia utilizada pode ser classificada como de natureza teórica e qualitativa; quanto aos fins, de caráter exploratório, e, quanto aos meios, através de pesquisa bibliográfica. A partir do que foi estudado, conclui-se que é imprescindível repensar os modelos de produção e hábitos de consumo, e incentivar a disponibilidade e o acesso à informação confiável e relevante, promovendo um desenvolvimento equitativo e que respeite os limites do planeta, garantindo um futuro para todos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59247
Aparece en las colecciones: TCC - Biblioteconomia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tcc Adriane Louise Barbosa Macêdo.pdf1,09 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons