Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59304

Comparte esta pagina

Título : A questão da violência de gênero como materialização da opressão estrutural cisheteropatriarcal: reflexões sobre as políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres nas décadas compreendidas entre 2003 a 2023.
Autor : SILVA, Cleyciane da
NASCIMENTO, Suelayne Silva do
Palabras clave : violência de gênero; violência contra as mulheres; cisheteropatriarcado, racismo, políticas públicas.; racismo; políticas públicas.
Fecha de publicación : 16-oct-2024
Citación : Silva, Cleyciane da; Nascimento, Suelayne Silva do. A Questão da violência de gênero como materialização da opressão estrutural cisheteropatriarcal: reflexões sobre as políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres nas décadas compreendidas entre 2003 a 2023. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Resumen : O presente trabalho de conclusão de curso buscou abordar a questão da violência de gênero decorrente da opressão estrutural cisheteropatriarcal e racista, trazendo uma recuperação da historicidade. Teve como objetivo geral, refletir como a violência de gênero tem sido enfrentada por meio das políticas públicas voltadas ao enfrentamento à violência contra mulheres no Brasil, em Pernambuco e em Recife, tomando como referência as décadas compreendidas entre 2003 a 2023. Para os objetivos específicos, trouxemos: compreender a questão da violência de gênero como materialização das opressões estruturais cisheteropatriarcal, racista e capitalista; mapear, historicamente, as principais políticas públicas que combatem a violência contra as mulheres em âmbito nacional e local; analisar a intersetorialidade nas políticas de enfrentamento à violência de gênero, tomando como pontos de partida as experiências de estágio em serviços de saúde situados em Recife-PE. Para isso, adotamos como metodologia uma pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa bibliográfica teve como arcabouço teórico: artigos, livros e relatórios, no tocante a pesquisa documental utilizou-se dados secundários. Identificamos a questão da violência de gênero contra as mulheres como materialização da opressão estrutural cisheteropatriarcal, além disso, explicitando também a questão da intersetorialidade presente nestes serviços destacando a sua importância.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59304
Aparece en las colecciones: (TCC) - Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Cleyciane daSilva e Suelayne Silva do Nascimento.pdf751,18 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons